Agro Agenda

Agro Agenda

09h39 - 02/10/2007

A Comissão Central Organizadora da Expo Biocom 2007 está com as incrições abertas para o evento que vai discutir os rumos e apresentar soluções e novidades para o mercado dos biocombustíveis. Mais que uma questão econômica, uma oportunidade para debater o futuro das matrizes energéticas no planeta.
       
Estando a poucos passos de uma crise energética pela incerteza na oferta de combustíveis fosseis em médio e longo prazo e por considerações de ordem ambiental, torna-se uma questão vital a busca por fontes alternativas de energia.
        
Por isso reuniremos em um só lugar, importantes empresas, empresários, pesquisadores, consumidores, laboratórios, entidades, órgãos públicos nacionais e internacionais e todos que tenham interesse no assunto, para exposição de produtos, serviços e tecnologias para produção de biocombustíveis, rodadas de negócios e discussões entre países produtores.
        
O foco da Expo Biocom 2007 é a sustentabilidade e os avanços e esforços feitos para obter o máximo de energia possível da biomassa. E para isso vai reunir os maiores players do mercado e os maiores especialistas no assunto.
     
Pensando neste cenário, a Expo Biocom 2007 traz à tona discussões, trabalhos e pesquisas que podem e vão contribuir para a busca comum de uma solução alternativa para a crise de energia mundial.
      
Contamos com a sua presença para juntos, discutirmos as dificuldades, soluções, pesquisas, programas de produção, previsões, tecnologias do setor e apresentação de tudo o que há e que está por vir para a produção de biocombustíveis.
     
Entre os temas das palestras vão estar a Reforma do Etanol e o desenvolvimento de células a combustível; Produção de Etanol a partir de fatores Alternativos; Produção do etanol a partir da celulose, do bagaço e de outras matérias-primas;Viabilidade do refino de gorduras para produção de Biodiesel e Uma estratégia para o etanol no Brasil e no mundo com o ex-ministro Dr. Roberto Rodrigues, da FGV , entre outros renomados palestrantes nacionais e estrangeiros.
      
O evento conta com o apoio da ABIOdiesel – Associação Brasileira da Indústria de Biodiesel —, Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA), Cembio, Alcopar, ABVE, Sidalcool, Fundação Bio Minas e IPEN.
      
Entre os países participantes,via Câmara do Comercio estão:Portugal,Argentina,Estados Unidos, Itália, França, Chile, Rússia, Alemanha, África do Sul, China e Índia.
       
Na programação estão previstos ainda exposição e feira de produtos e serviços com 3.000 m2; palestras ministradas por especialistas nas diversas áreas e nacionalidades, que envolvem o setor;seminários técnicos;mini-cursos sobre assuntos específicos de interesse do setor e apresentação e premiação de Trabalhos científicos.
      
Entenda mais:                

BIOCOMBUSTÍVEIS               
Os biocombustíveis são fontes de energias renováveis, derivados de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, plantas oleaginosas, biomassa florestal e outras fontes de matéria orgânica. Em alguns casos, os biocombustíveis podem ser usados tanto isoladamente, como adicionados aos combustíveis convencionais. Como exemplos, podemos citar o biodiesel, o etanol, o metanol, o metano e o carvão vegetal.
              
BIODIESEL             
O biodiesel é um combustível biodegradável alternativo ao diesel de petróleo, criado a partir de fontes renováveis de energia, livre de enxofre em sua composição. Pode ser utilizado em motores diesel sem a necessidade de qualquer tipo de adaptação (caso o biodiesel esteja de acordo com as normas de qualidade da Agência Nacional do Petróleo - ANP), sem perda de desempenho e ainda contribui para o aumento da vida útil do motor (pelo fato de ser um lubrificante melhor que o diesel de petróleo). Por ser originado de matérias-primas renováveis (basicamente álcool e óleo vegetal ou gordura animal) e possuir queima limpa, a combustão do biodiesel gera menos poluentes do que a combustão do diesel de petróleo. Quimicamente, podemos dizer que se trata de uma composição de ésteres etílicos ou metílicos de ácidos graxos de cadeia longa.     
                      
ETANOL                              
O etanol é hoje um produto de diversas aplicações no mercado, largamente utilizado como combustível automotivo na forma hidratada ou misturado à gasolina. Também tem aplicações em produtos como perfumes, desodorantes, medicamentos, produtos de limpeza doméstica e bebidas alcoólicas. Merece destaque como uma das principais fontes energéticas do Brasil, além de ser renovável e pouco poluente.
                    
BIOMASSA                     
A biomassa pode ser definida, de forma simples, como uma fonte de energia limpa (não poluente) e renovável, disponível em abundância e derivada de materiais orgânicos. Todos os organismos existentes capazes de realizar fotossíntese – ou derivados destes – podem ser utilizados como biomassa. Como exemplos de fontes de biomassa, que podem se encaixar nessa definição, citamos a cana-de-açúcar, restos de madeira, estrume de gado, óleo vegetal ou até mesmo o lixo urbano.
               
VEÍCULOS ELÉTRICOS                       
O protótipo faz parte de um projeto de cinco anos da Itaipu Binacional, a Fiat e a suíça KWO. Ao seu final, pretende-se oferecer ao mercado um automóvel elétrico com 450 km de autonomia, velocidade de até 150 km horários e carga da bateria em apenas 20 minutos. O carro pode ser considerado "100% ecológico", pela ausência de poluentes, por quase não produzir barulho e poder ser abastecido em casa com despesas mínimas.

Versão para impressão