Front

Front

17h25 - 25/09/2007

 


Dentro da política de integração entre o poder público e a iniciativa privada, a Secretaria Municipal de Turismo coordenará diversas ações durante a semana para comemorar o Dia Mundial do Turismo, celebrado na próxima quinta-feira, 27.

As atividades iniciaram ontem (segunda-feira, 24) de maneira conjunta com diversos setores organizados da cidade. A idéia é conscientizar a população sobre a importância do turismo para a economia do município e despertar o interesse dos turistas pelos atrativos oferecidos pelo Destino Iguaçu.

O programa conta com vários parceiros como o Comtur (Conselho Municipal do Turismo), Infraero, Fundação Parque Tecnológico Itaipu, ABIH, Unioeste, Centro Internacional de Convenções, Ibama, Cataratas S.A, ICVB, Acifi, secretarias municipais de Educação e de Comunicação Social e o Núcleo Regional de Educação.

As ações seguem até sexta-feira, dia 28 em diferentes regiões da cidade. O cronograma foi elaborado de maneira integrada pela Setur com os demais órgãos do segmento turístico do município. A campanha será direcionada principalmente ao público interno brasileiro e aos moradores de Foz do Iguaçu.

A informação sobre o Destino Iguaçu e suas trações será a base do trabalho realizado durante a semana. As atividades começam hoje nas escolas municipais e estaduais, com a entrega de folhetos informativos e aulas especiais alusivas ao Dia Mundial do Turismo.

“O trabalho de conscientização da população começa pela base, pelos estudantes com a identificação de uma cultura de turismo nos jovens”, disse Felipe Gonzáles, secretário de Turismo de Foz. A campanha nas escolas prossegue até sexta-feira.

Na quarta-feira, 26, o foco será os postos de informações turísticas com a distribuição de cartões postais aos turistas remetendo à data comemorativa. No mesmo dia, serão emplacados mais de 20 outdoors em pontos estratégicos de Foz para divulgar o Dia do Turismo.

Cada placa terá uma mensagem positiva sobre o turismo no intuito de chamar a atenção da população local sobre o segmento. Os painéis foram cedidos por diversos empresários que integram o Conselho Municipal de Turismo. “É uma forma de mostrarmos que o setor está unido e trabalhando de modo integrado em busca do fortalecimento do destino”, declarou Paulo Angeli, presidente do Comtur.

A divulgação da campanha será feita numa parceria com a Secretaria Municipal de Comunicação Social. As atividades serão propagadas em todas as mídias com informações sobre o destino e entrevistas com atores ligados ao turismo em Foz do Iguaçu e outras personalidades.

Nos dias 26 e 27 o curso de Turismo da Unioeste realiza a programação temática “O Turismo Abre Portas para as Mulheres”, com diversas palestras inerentes ao assunto. No dia 26, no campus da universidade, acontece a exposição dos lemas do Dia Mundial do Turismo e elaboração da Agenda 2015. No dia 27 haverá palestra com a doutora em turismo, Marustck Moesch, da PUC/RS, no Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu a partir das 19h. As inscrições para a palestra estão sendo feitas na Secretaria de Turismo, no Comtur, no ICVB e no local do evento.

Também no dia 27 serão distribuídos folhetos informativos para a comunidade local sobre a importância do turismo para a cidade e a entrega de artesanato local no quarto dos hóspedes dando boas vindas ao turista juntamente com um impresso com uma mensagem padrão referente à data comemorativa.

No dia 29, as ações serão realizadas no Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu e na Itaipu Binacional. No aeroporto haverá a apresentação de slides com fotos da cidade, Cataratas do Iguaçu e da Itaipu Binacional nas salas de desembarque dos principais vôos que chegarem a`cidade. Haverá também distribuição de mil folders explicativos sobre o Dia Mundial do Turismo, no saguão do aeroporto e áreas de embarque e desembarque, além da entrega de 500 bombons para os visitantes.

Já na Itaipu binacional está prevista a exposição de banners comemorativos em três idiomas, nos principais pontos de visita do Centro de Recepção de Visitantes e outras áreas da usina. Além disso, será feita a entrega de guppies (bichinhos de pelúcia com capacete de Itaipu e com um cartão sobre a data). Também haverá o envio de cartão e guppies para as empresas e operadoras de turismo da cidade.
 

Versão para impressão