Colega tem artigo publicado em revista

Colega tem artigo publicado em revista

15h44 - 03/09/2007

Engenheiro desde 1974 (ele entrou em Itaipu em 1986), o colega Edison Sahd, da SGI.AD, tornou-se mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, em 2003. E foi com base em sua tese de mestrado que ele elaborou o artigo "Proposta de Elaboração de uma Carta de Isovalores de Aluguéis de Apartamentos Situados em Foz do Iguaçu - PR", publicado na edição de junho da revista Engenharia e Construção.
    

E por que Foz do Iguaçu? Justamente pelas pecualiridades da cidade, ele explica. Economicamente, Foz depende da situação em que está o Brasil, o Paraguai e a Argentina. Se alguma das cidades fronteiriças vai mal, isto de imediato afeta Foz do Iguaçu, o que inclui o mercado imobiliário. "É um mercado complicado, mas apaixonante", diz Edison.
    

Baseado em 14 variáveis, ele elaborou sua tese de mestrado para estabelecer um mapa de isovalores de Foz, isto é, qual o preço real de um imóvel a partir de fatores como distância do centro, altura do edifício, a paisagem no entorno e a infra-estrutura existente, entre outros. O valor final do imóvel, assim, não se baseia no "achismo ", como quase sempre ocorre, mas em referências técnicas.
    

O assunto o apaixonou de tal forma que é com avaliação de imóveis que ele pretende atuar, quando se despedir de Itaipu, dentro de aproximadamente três anos. Outra paixão de Edison é o magistério. Ele já deu aulas para os cursos de Engenharia e Arquitetura da UDC e participou de bancas na Unioeste. 
    

Seu orientador, o professor Carlos Nadal, que assina com ele o artigo na revista Engenharia e Construção, quer que Edison agora faça doutorado na matéria. E ele está disposto.
    

Na SGI.AD, Edison presta apoio atécnico nas avaliações, que são depois validadas pela Comissão de Avaliação. Ele conta que não participou da avaliação dos imóveis da Vila A, mas brinca que vai ter muito tempo para fazer isso quando montar sua própria firma.

Versão para impressão