Comunique-se

Comunique-se

12h05 - 03/09/2007

 

Entre os dias 18 e 20 de setembro, a IBC promoverá dois eventos voltados para executivos do setor de energia elétrica. O primeiro encontro reunirá grandes consumidores e discutirá a utilização de fontes alternativas e a adoção de estratégias de planejamento energético. Já o segundo evento analisará a viabilidade de projetos de cogeração e mostrará como determinar os parâmetros para uma comercialização eficiente.
  

O mercado passa por um momento de expectativa diante da iminente possibilidade de um novo racionamento energético, que poderá prejudicar a produção e provocar a disparada dos preços no mercado spot , afirma o diretor da área de energia da IBC e responsável pelo encontro, Davi Faria. Mas, apesar das claras evidências e de diversos depoimentos de especialistas da área, a maioria das empresas ainda não tem subsídios para enfrentar esse cenário adverso , lembra o diretor.

    
O 5º Encontro Anual de Consumidores de Energia, que acontecerá nos dias 18 e 19 de setembro, abordará essa questão e reunirá executivos de grandes companhias e representantes das principais associações. Na conferência, especialistas discutirão assuntos como legislação e regulamentação para consumidores, gestão de portifólio de contratos e perspectivas de preços. Também serão analisadas as fontes alternativas para suprimento energético e as estratégias para redução de custos.

     
Já o seminário sobre cogeração será realizado no dia 20 e terá apresentações da ABIAPE, Andrade & Canellas, Cogen-SP, Siemens, Usina Vale do Rosário, Service Energy e Cogeração Sistemas de Energia. Os grandes consumidores de energia se vêem diante de dois grandes dilemas: a possibilidade de um novo racionamento e os altos custos com energia, que impactam na competitividade das empresas , lembra Davi Faria. Nesse contexto, a cogeração surge como a principal alternativa de suprimento energético , afirma o diretor da IBC.
     

O evento mostrará como determinar os parâmetros para a comercialização eficiente de energia para projetos em análise e já implantados. Entre as questões que serão abordadas estão os benefícios e entraves da autoprodução, utilização da biomassa e gás natural em processos de cogeração, e viabilidade econômica dos projetos. Será discutido ainda como melhorar o desempenho de projetos de cogeração que já estão em funcionamento.

     
A programação dos eventos está no site www.ibcbrasil.com.br/consumidores, ou pode ser solicitada pelo telefone 11-3017-6808 ou e-mail ibc@ibcbrasil.com.br

Versão para impressão