Prato do dia

Prato do dia

15h02 - 23/08/2007

Bolinho de bacalhau500 gramas de bacalhau (use as sobras das partes menos nobres)
500 gramas de batata
1 ovo
Sal
Cheiro verde
Alho

Modo de Preparar

Pegue o bacalhau - não há necessidade de cozinhá-lo, apenas dessalgue, deixe escorrer bem a água e coloque no processador, para ficar bem desfiado – caso não tenha, use o método antigo. Coloque em um pano de prato e bata com um martelinho, o efeito é o mesmo. Cozinhe as batatas até ficarem macias e tome cuidado para não cozinhar demais. Amasse a batata cozida com um garfo, para não perder a consistência.

Em uma bacia misture a batata, o bacalhau, a gema do ovo, um fio de azeite de oliva, cheiro-verde, alho bem triturado  a gosto e sal, se houver necessidade.
Quando já estiver tudo misturado, por último bata a clara do ovo até ficar bem firme e adicione à mistura. Faça bolinhos com ajuda de uma colher e no formato que mais agradar.
Frite em fogo médio até ficar dourado.

Dicas especiais
Para ter sucesso com o bolinho, Maud lembra que não é necessário mexer muito na massa. “Não é como fazer bolachas ou croquetes, quanto menos amassar melhor”, explica.




Acompanhamento

Faça um molho de alho triturado e não pastoso, adicionando bastante azeite de oliva, sal e um pouco de pimenta do reino branca.
Acompanha com vinho branco.

Versão para impressão