Powered By

Powered By

13h31 - 28/05/2007

 

Em sintonia com as diretrizes e a missão institucional da Itaipu, o novo JIE foi desenvolvido com software livre, a exemplo do que fazem hoje grandes corporações internacionais. O software livre representa economia de custos e maior liberdade de criação.
O Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS em inglês) escolhido foi o Drupal. Já o Sistema Gerenciador de Bancos de Dados (SGBD), que permite armazenar e buscar informações, foi o PostgreSQL.
Essas duas ferramentas, o Drupal e o PostgreSQL, foram escolhidas em comum acordo pela Assessoria de Comunicação Social (CS.GB) e a Superintendência de Informática (SI.GB).
Além do novo JIE, o novo portal de Itaipu na Internet (em fase final de testes) e a nova Intranet estão sendo construídos com essas duas ferramentas.
Para melhor visualizar o novo JIE, recomendamos que você mude a resolução do seu monitor para 1024 x 768 pixels.

 

Veja um comparativo entre o JIE antigo e o novo.

  

Antigo JIE
Desenvolvido no software denominado FrontPage, da Microsoft, de código-fonte fechado e, portanto, que exige pagamento de licença de uso, o JIE antigo era estático e pouco interativo. Não tinha sistema gerenciador de conteúdo nem sistema gerenciador de banco de dados. Uma edição não interagia com a outra. Não podíamos publicar áudios, vídeos, animações e utilizar recursos interativos de comentar notícias, por exemplo, como os blogs atuais.

 

Novo JIE
Já o novo JIE, desenvolvido nos softwares livres Drupal e PostgreSQL, de código-fonte aberto, sem pagamento de licença de uso, é dinâmico e muito interativo. Conta com sistema gerenciador de conteúdo, com módulos de publicação de notícias, imagens e outros arquivos, e sistema gerenciador de banco de dados, que armazena todas as informações e imagens publicas, possibilitando a busca por palavra-chave de qualquer assunto publicado. Facilita a publicação de notícias em tempo real, além da edição de áudios, vídeos, filmes e animações em Flash e o uso de outros recursos, como o RSS – mecanismo que atualiza informações interagindo com outros sites. Além de permitir, como pretendemos fazer nos próximos meses, a utilização de recursos de blogs, de forma que os leitores possam comentar as notícias, mediados pelos editores do JIE.

 

Futuro
O novo JIE terá duração temporária, pois já iniciamos estudos para a reformulação da Intranet da Itaipu. O JIE passará a ancorar a nova Intranet, quando mudará novamente seu layout, desta vez, em definitivo.

 

Conclusão dos editores
Mais do que uma simples mudança de layout, o novo JIE representa uma mudança de cultura, tanto na forma de publicar as notícias como na forma de se ler o Jornal de Itaipu Eletrônico. Nos próximos dias, os leitores vão perceber várias correções no JIE, que passará a incorporar novas seções e novos recursos, para ficar cada vez mais informativo e incorporar aperfeiçoamentos sem a necessidade de sair do ar.

Versão para impressão