Viola Lindeira emociona centenas de pessoas durante apresentações no Natal de Foz

Viola Lindeira emociona centenas de pessoas durante apresentações no Natal de Foz

17h15 - 12/12/2017


No repertório, músicas caipiras que animaram a todos.

Em mais duas noites de apresentações do Natal de Foz, o Gramadão da Vila A recebeu, no sábado (9) e domingo (10), o projeto Viola Lindeira, que reúne crianças e adolescentes de 16 municípios da região e é apoiado pela Itaipu. Quem esteve presente pôde assistir a um show especial e emocionante, executado por cerca de 100 violeiros e violeiras mirins. Esse foi o segundo fim de semana de espetáculos no local, que complementa a programação natalina na cidade. No próximo fim de semana, a Orquesta Filarmônica do Paraná encerra as atividades do Natal no Gramadão. A agenda prossegue na Praça da Paz, até 22 de dezembro.

Segundo o coordenador do projeto, Crystian Fernandes, o trabalho árduo durante os ensaios trouxe um resultado surpreendente. Para ele, os alunos conseguiram tocar não só a viola, mas também o coração de quem assistia ao espetáculo. “Todos se emocionaram, até mesmo nós, os professores, que acompanhamos a evolução de cada um e hoje pudemos ver essa belíssima apresentação”.


A cada noite cerca de 100 alunos, de diferentes cidades, tocaram para encantar o público presente.

No sábado (9), participaram os alunos das cidades de paranaenses de Guaíra, Terra Roxa, Mercedes, Marechal Cândido Rondon, Pato Bragado, Entre Rios do Oeste, São José das Palemiras, Santa Terezinha de Itaipu e Foz do Iguaçu, além de Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul. No domingo (10), foi a vez dos violeiros de Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Diamante do Oeste, Santa Helena, Missal, Itaipulândia e, novamente, Foz do Iguaçu, por ser a cidade-sede do show.


A gerente da Divisão de Relações Públicas, Rebecca Bonomo Montanheiro (CSRP.GB), recebeu o presente em nome da diretoria geral-brasileira.

Como gesto de agradecimento pela oportunidade que Itaipu deu ao grupo de se apresentar a um público de centenas de pessoas, o coordenador do projeto presenteou a empresa com um quadro intitulado "Energia da Viola". A peça traz a logomarca do Viola Caipira acompanhado de torres de transmissão, para representar a binacional. A obra é de autoria do artista plástico Ademar Podekre Silveira, de Mundo Novo (MS).

Para Crystian, Itaipu "não é somente a maior geradora de energia limpa e renovável do mundo, mas também uma grande incentivadora de sentimentos". "Foram apresentações memoráveis. Um presente para cada aluno. Muitos não conheciam Foz e foi uma experiência incrível", avaliou. Os espetáculos contaram ainda com a presença da dupla caipira Zé Mulato e Cassiano, de Brasília, que fizeram participações especiais durante os shows.


Com direito a participação especial, o fim de semana foi de música caipira no Gramadão da Vila A.

O projeto Viola Lindeira envolve atualmente cerca de 600 famílias. Para o coordenador, apresentações como essa incentivam os alunos para que continuem no projeto. “Eles estão em uma idade na qual o mundo oferece diferentes oportunidades, mas queremos que eles continuem conosco”. Crystian disse ter esperança que, no ano que vem, um número maior de alunos possa demostrar o resultados do aprendizado.

O Natal de Foz é uma parceria da Prefeitura de Foz do Iguaçu, Itaipu Binacional, Iguassu Convention and Visitors Bureau e Fundação Cultural de Foz do Iguaçu, com patrocínio da Acifi, Cataratas do Iguaçu S.A., Fecomércio, Sanepar, Governo do Estado do Paraná, Itaipu Binacional e apoio do Fundo Iguaçu, Itamed e Sindilojas.

Outras apresentações


Os empregados da binacional cantaram, sob a regência do maestro Gil Gonçalves, na Praça da Paz.

Na semana passada, a Praça da Paz recebeu, na quinta (7) e sexta-feira (8) o Coral de Itaipu. A apresentação, com repertório de músicas natalinas, foi acompanhada por um grande público, que ocupou quase todos os bancos de concreto da praça.

Confira mais fotos das apresentações:

Versão para impressão