Vianna tem primeira reunião como membro do board do IHA

Vianna tem primeira reunião como membro do board do IHA

11h19 - 02/02/2018

O diretor-geral brasileiro da Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, terá nos dias 6 e 7 de fevereiro, em Londres, seu primeiro compromisso como membro do board (conselho) da Associação Internacional de Hidroenergia (IHA, em Inglês). 

Vianna atua no board como um dos representantes do setor hidrelétrico da América do Sul. Participam também executivos de grandes empresas mundiais do setor elétrico, tais como a EDF (França), Três Gargantas (China), General Electric (EUA) e Voith (Alemanha). 

Na pauta da reunião, que é realizada de três a quatro vezes ao ano, os temas de destaque são aspectos técnicos, sociais e ambientais ligados à geração hidrelétrica. 

Vianna estará acompanhado do assessor Paulo Afonso Maranhão Faria e do assessor da Diretoria Técnica, David Krug. Por uma decisão corporativa, a relação com o IHA deixará de ser tratada na técnica e passa para a Diretoria Geral. Por isso, Krug está passando o bastão para Maranhão, que passa a ser a pessoa de contato na Itaipu para tratar dos temas ligados ao IHA.

A instituição

O IHA foi fundado em 1995 pela Unesco. Em 2000, a associação foi a responsável pela publicação do relatório final da Comissão Mundial de Represas. Em 2004, estabeleceu uma série de orientações para a execução de projetos de usinas hidrelétricas e, desde então, vem aprimorando os modelos para a geração de energia hídrica sustentável, que resultaram no Protocolo de Avaliação da Sustentabilidade da Hidroeletricidade.  

A cada dois anos, a IHA realiza o Congresso Mundial de Hidroeletricidade, principal referência para o setor. A entidade tem como missão “promover a energia hidrelétrica sustentável criando e compartilhando conhecimentos sobre seu papel em sistemas de energia renovável, gerenciamento responsável de água doce e soluções de mudanças climáticas”.

Versão para impressão