Veja, pelo seu smartphone, como está a geração de energia na Itaipu

Veja, pelo seu smartphone, como está a geração de energia na Itaipu

10h28 - 28/12/2017


A produção da Itaipu na palma da mão: novos dados estão disponíveis a cada minuto e podem ser atualizados pelo botão da parte superior da tela (hora da usina).

Fim de ano chegando e você curioso (a) para saber qual será a produção final da Itaipu em 2017 ou como anda a geração no momento? Para quem ainda não sabe ou para relembrar quem já esqueceu, basta seguir esta dica: baixe o aplicativo Itaipu Mobile no seu smartphone, acesse o canal Operação Online e, em qualquer hora e lugar com acesso à internet, fique por dentro da produção em tempo real da maior geradora de energia limpa e renovável do planeta.

O Itaipu Mobile é um aplicativo desenvolvido na própria empresa, lançado em julho de 2016 e que, gradativamente, passou a agregar diversas funcionalidades. Uma delas é o canal Operação Online, surgido em setembro de 2017, produto de uma parceria entre as superintendências de Operação (OP.DT) e de Informática (SI.GG), a partir de uma sugestão do diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Vianna.


À esquerda, a primeira tela do Itaipu Mobile, após login com a senha de rede da Itaipu; à direita, screenshot do Operação Online.

O objetivo é facilitar o acesso às principais informações técnicas da usina, aproximando empregados de todas as áreas, e de ambas as margens (brasileira e paraguaia), ao core business da Itaipu – que é a produção de energia. Antes do aplicativo, empregados que não são da área técnica tinham apenas duas opções para acessar esse tipo de informação: pelo Portal da Operação, na intranet, ou pelos painéis instalados no Edifício da Produção.

Ao abrir o Operação Online são apresentadas informações sobre a produção acumulada de Itaipu desde 1984; a acumulada do ano corrente; a instantânea da usina; quanto de energia está sendo produzida para o Brasil e o Paraguai; e um gráfico comparando as cinco melhores produções da história; além da disponibilidade de potência total, em 50Hz e 60Hz. Novos dados estão disponíveis a cada minuto e podem ser atualizados por meio do botão localizado na parte superior da tela.

É necessário usar o login de rede da Itaipu para acessar as funcionalidades do aplicativo.


Entre os dados disponíveis estão a relação dos melhores cinco anos de produção e a disponibilidade de potência.

Baixe o app

Ainda não baixou o Itaipu Mobile? O app está disponível para download para Android e IOS (Iphone). Os links abaixo trazem tutoriais que mostram passo a passo como instalar o sistema no celular.

Android: http://nucleomedia.itaipu/get_webcast.asp?id=20

IOS: http://nucleomedia.itaipu/get_webcast.asp?id=21

Versão para impressão