UTFPR Medianeira sedia evento sobre energias renováveis

UTFPR Medianeira sedia evento sobre energias renováveis

08h37 - 29/11/2017

Com o objetivo de incentivar o aproveitamento de fontes de energias alternativas, eficiência energética e geração distribuída como vetor de desenvolvimento do Oeste do paraná, foi realizado, na última sexta-feira (24), nas dependências no Auditório do Câmpus Medianeira da UTFPR, o IV Seminário de Energias Renováveis do Oeste do Paraná, o qual proporcionou uma diversificada programação, composta por talkshows, palestras e apresentações.

Na cerimônia de abertura, o Diretor-Geral do câmpus, professor Flávio Feix Pauli, evidenciou a importância de buscar fontes de energia alternativas, com o propósito de diminuir o impacto ambiental, por meio de ações sustentáveis planejadas e bem pensadas, capazes de contribuir para o desenvolvimento local e regional.

Durante o Seminário, houve exposição de fornecedores da cadeia de energias, apresentações de casos de sucesso na geração e comercialização de energias alternativas e plantas modelos de geração de energia solar e biogás, como comprovou o relato do agricultor familiar, Antoninho Godinho dos Santos, acerca das dificuldades e de benefícios obtidos pelo uso de Energia Solar Fotovoltaica no meio rural.

Regras e políticas de financiamentos para Projetos de Energias Renováveis e políticas voltadas ao desenvolvimento do setor de energias limpas e renováveis e modelos jurídicos e contratuais, também foram discutidos.

Também marcaram presença, diretores e superintendentes da Itaipu Binacional, Sebrae, Câmara Técnica de Energias e Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBIogás) ? instituições que organizaram o evento, com o apoio da Frimesa e UTFPR, e mais de  250 participantes oriundos de universidades parceiras e estrangeiras, empresas, indústrias e comunidade em geral.

Fonte: Guia Medianeira

Versão para impressão