Uso de protetores auriculares é tema de treinamento do PCA

Uso de protetores auriculares é tema de treinamento do PCA

15h05 - 30/10/2017

Carla Pinna fala sobre importância dos protetores auriculares. Palestras integram o Programa de Conservação Auditiva (PCA).

A importância dos protetores auriculares foi o tema do treinamento do Programa de Conservação Auditiva (PCA), promovido de 23 a 27 de outubro no Auditório da Cota 145, no Edifício de Produção. A capacitação abrange empregados da Técnica, da Coordenação e da Assessoria de Mobilidade Elétrica Sustentável (AM.GB), áreas onde há mais exposição ao ruído.

Foram formadas 30 turmas para atender a todos. Cada palestra durou cerca de 30 minutos, com média de participação de 20 pessoas. “Fazemos esse tipo de reciclagem para relembrar as pessoas sobre a importância de cuidar da saúde auditiva” ressaltou a médica da Divisão de Medicina do Trabalho (RHSM.AD), Carla Pinna.

Esse tipo de treinamento é anual e, a cada edição, há um tema diferente. Desta vez, a temática foi os protetores auriculares, desde a higienização aos diferentes modelos. Também foram apresentadas dicas sobre como fazer o melhor uso deste Equipamento de Proteção Individual (EPI). Ao final da palestra, foi feita a medição dos condutos auriculares dos participantes para saber qual o tamanho adequado do protetor para aquela pessoa.

Até o momento, participaram das palestras 300 dos 583 empregados-alvo. Até o final deste ano, outros 283 passarão pelo treinamento.

Para Carla Pinna, a falta de hábito do uso do protetor auricular é um dos principais causadores das doenças ligadas à audição, por isso o assunto merece muita atenção.

Ao todo, 583 empregados da margem esquerda trabalham direta ou indiretamente com algum mecanismo que pode afetar a audição. Até o momento, o treinamento atendeu 300 pessoas, mais da metade do público-alvo. Devido ao trabalho em turnos, os outros 283 colaboradores serão incluídos em turmas deste treinamento até o final deste ano.

Medição auricular foi parte do evento.


A técnica em Segurança do Trabalho Mery Sanchez (RHSS.AD) foi grande colaboradora na organização das palestras. Ao lado, Carla Pinna.

Versão para impressão