Trilha Jovem inicia capacitação de nova turma

Trilha Jovem inicia capacitação de nova turma

16h54 - 18/04/2017


Novos trilheiros e seus familiares participaram da aula inaugural da 9ª turma do Trilha Jovem.

Cento e vinte jovens começaram nessa segunda-feira (17) uma capacitação para atuar no setor turístico. Eles integram a 9ª turma do Trilha Jovem Iguaçu, iniciativa que oferece formação no contraturno escolar. O projeto é do Instituto Poloiguassu com apoio da Itaipu Binacional e do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Os participantes selecionados integram famílias de baixa renda (com rendimento de até três salários mínimos), são estudantes de escolas públicas ou egressos dessas instituições e têm entre 16 e 24 anos de idade. Ao longo de cinco meses, eles participarão de atividades teóricas (580 horas/aula) e terão prática profissional supervisionada.

A aula inaugural ocorreu no PTI com a presença dos recém-matriculados e de seus familiares. Itaipu foi representada no evento por Márcio Bortolini, da Assistência da Diretoria Geral (AS.GB), e por Enzo Maschio Figueiredo, da Divisão de Educação Ambiental (MAPE.CD).


Monitor do CTI, ex-trilheiro, dá seu depoimento na aula inaugural.

Os trilheiros, como são chamados os aprovados, formam quatro turmas. Duas delas no período da manhã (Turismo e Atendimento; e Turismo, Atendimento e Comércio) e outras duas à tarde (Turismo e Atendimento; e Alimentos e Bebidas). A triagem para as turmas levou em conta a aptidão de cada um, diagnosticada na fase de seleção do programa.

As aulas presenciais ocorrem no PTI, das 8h às 12h ou das 14h às 18h. Depois de formados nas áreas específicas, os trilheiros cumprem a fase de vivência profissional supervisionada. Neste caso, são 80 horas de atividades.

Tecnologia Social

O Trilha Jovem, projeto de inclusão social e formação para o turismo, recebeu duas vezes o certificado da Fundação Banco do Brasil como Tecnologia Social. O reconhecimento indica a capacidade de transformação da realidade social onde a ação é desenvolvida. A iniciativa também tem a parceria do Fundo Iguaçu, Codefoz, Comtur, entre outras instituições.

Versão para impressão