Sinalização rápida e precisa para a Operação é tema de palestra no 8º Senop

Sinalização rápida e precisa para a Operação é tema de palestra no 8º Senop

16h36 - 04/10/2017

No cruzamento de duas vias movimentadas no centro da cidade, é mais importante para o motorista um semáforo ou o conhecimento de todo o Código de Trânsito de Brasileiro? A necessidade de ter o acesso a uma informação específica de forma rápida foi o tema da palestra do colega Henrique Ribeiro (OPUO.DT), durante o 8º Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e de Instalações Elétricas (Senop), que acontece em Foz do Iguaçu de quarta (4) a sexta-feira (6).

Em Sinalização e identificação operativa dos equipamentos da usina, Ribeiro reforçou a importância de uma descrição precisa dos equipamentos para que o operador possa manobrá-los de forma rápida.

Henrique Ribeiro esteve na programação do primeiro dia do Senop.

“Para cada painel existe uma quantidade enorme de conhecimento embutido, é um volume muito grande de informação. Em uma manobra, o operador precisa estar focado naquilo que vai resolver, por isso a identificação tem que mostrar apenas o necessário para aquele procedimento”, resume Ribeiro.

Na Operação, o setor de estudos e normas é responsável por pensar em como sinalizar os equipamentos. Uma impressora gera as etiquetas que são coladas em cada máquina mostrando apenas a informação relevante para o operador. “Nossa sinalização está excelente, mas sempre há espaço para melhorias”, afirma Ribeiro. “Ela resulta de vários anos de trabalho dos operadores, dando sugestões e ajustes."

Na Itaipu, há várias formas de sinalização. O foco da fala de Ribeiro foi a sinalização operativa.

Ribeiro é um dos palestrantes de Itaipu no evento. Nesta quinta-feira (5), será a vez do supervisor e técnico especializado Marcos Isnardi (OPUO.DT) falar sobre Operação dos serviços auxiliares da usina de Itaipu Binacional. Após a palestra do diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna, o engenheiro Paulo Zanelli Júnior (OPUO.DT) falou sobre o Trabalho de inspeção da Operação.

A apresentação do supervisor da Sala de Operação do Sistema e também secretário executivo do Senop, o engenheiro Rodrigo Pimenta (OPSO.DT), está na programação de sexta-feira (6). Às 8h40, ele vai falar sobre Indicadores de qualidade de atendimento ao Sistema Interligado de Itaipu.

O JIE Publicou

Relação entre disponibilidade hídrica e manutenção é fator de sucesso na Itaipu, destaca Vianna

 

8º Senop começa nesta quarta (4), em Foz do Iguaçu, com ampla programação técnica

Versão para impressão