Rafting celebra Dia Mundial da Migração de Peixes, no sábado (21). Participe!

Rafting celebra Dia Mundial da Migração de Peixes, no sábado (21). Participe!

11h56 - 16/04/2018


No sábado (21), Itaipu recebe duas ações especiais, em alusão à data. Foto: Divulgação.

O Dia Mundial da Migração de Peixes, celebrado no próximo sábado (21), será comemorado com atividades especiais em Itaipu. Pela primeira vez, a Divisão de Reservatório (MARR.CD) promove descidas de rafting, para os empregados e as empregadas, e marcação de peixes, voltada aos colaboradores da binacional e seus familiares. As comemorações serão no Parque da Piracema e no Canal Itaipu, a partir das 8h. A ação é parte de um calendário mundial para celebrar a data em 418 localidades, entre elas, a Itaipu.

O rafting do Dia da Migração é aberto a todos os crachás-vermelhos. Para a inscrição, envie um e-mail aos cuidados de chenn@itaipu.gov.br, informando o nome da equipe e dos integrantes – de seis a 12 pessoas, sendo necessária ao menos uma participante mulher. O prazo é até quarta-feira (18) e a taxa simbólica de participação é de R$ 1 (um real) por inscrito.

Até a mesma data, é preciso entregar, pessoalmente na MARR.CD (Diretoria de Coordenação, bloco 03, sala 02), um atestado de aptidão para a prática esportiva, os termos de responsabilidade de cada inscrito e o dinheiro arrecadado de toda a equipe. Atenção: a apresentação do atestado é obrigatória. Caso não disponha dele até quarta-feira, será admitida a entrega no dia do evento.


Inscrições do rafting vão até quarta-feira (18). Cada equipe fará duas descidas, oportunidade para todas os integrantes participarem da prova.

Antes da atividade, haverá treinamento para todos os participantes. Recomenda-se o uso de tênis, calça e camiseta manga longa. Os equipamentos de segurança (capacete e colete) serão fornecidos pela organização. Cada equipe fará duas decidas e pode haver revezamento entre os integrantes. Confira todas as informações aqui.

O evento conta com o apoio da Superintendência de Gestão Ambiental (MA.CD), Assistência da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB), Superintendência de Segurança Empresarial (SE.AD) e Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa).

Marcação de Peixes


O peixe recebe o pequeno pit-tag na região abdominal. O material é pouco invasivo e não compromete a vida do animal.

Paralelamente ao rafting do Dia da Migração acontecerá a marcação de peixes. O objetivo é que os participantes tenham a experiência de marcar e soltar um peixe e conheçam melhor o Canal da Piracema, além das espécies presentes no local.  O evento é aberto aos empregados e seus familiares. A inscrição deve ser feita até quarta-feira (18), pelo e-mail chenn@itaipu.gov.br. Informe o nome completo e o RG do participante.

O projeto de monitoramento eletrônico é mantido por Itaipu e permite identificar se o peixe migra em direção ao reservatório. Toda vez que ele passa pelo Canal da Piracema, quem fez a marcação recebe um aviso, com a data e hora do registro.

Família na torcida

A presença da família e amigos na torcida é permitida. O acesso até o Parque da Piracema deve ser feito com veículo próprio que tenha passe "E". Todos deverão ter seus nomes completos e RG enviados para chenn@itaipu.gov.br até quarta-feira (18). No dia, não se esqueça de retirar o crachá dos convidados na Barreira de Controle da margem esquerda.

Caso não tenha o passe, é necessário enviar, no mesmo e-mail, placa, marca e modelo do veículo e nome e RG do motorista, para confecção de passe provisório. O estacionamento tem vagas limitadas, portanto pratique a carona solidária!

World Fish Migration Day


O Canal da Piracema permite que peixes migradores cheguem às áreas de reprodução e berçários acima da usina. Tudo é monitorado pela Itaipu.

O Dia Mundial da Migração de Peixes, WFMD na sigla em inglês, faz parte de um esforço conjunto entre entidades com atuação mundial e parceiros locais. Na Itaipu, a data é celebrada desde 2014 e lembra que, apesar dos desafios para a conservação do meio ambiente, com muita pesquisa, trabalho e criatividade, é possível ajudar as espécies a chegar onde precisam. A edição 2018 já conta com mais de 418 eventos programados em cinco continentes, entre eles, o da Itaipu.

Versão para impressão