PTI apresenta pesquisas sobre recursos hídricos para comissão dos EUA

PTI apresenta pesquisas sobre recursos hídricos para comissão dos EUA

08h25 - 30/01/2018

Na última sexta-feira, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), através do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH),  apresentou, no Hotel Bourbon Cataratas, um estudo técnico sobre recursos hídricos. O público foi composto por representantes da Associação de Soja de Illinois, Estados Unidos. A pedido do grupo norte-americano, o PTI falou sobre a situação atual brasileira do uso da água no país.
 
“Quem entrou em contato conosco foi o Centro Avançado de Estudos e Pesquisas (CAEP), que trabalha com intercâmbios estudos e visitas técnicas voltados ao agronegócio. Eles estavam com um grupo da Illinois Soybean Association (ISA; Associação da Soja de Illinois) no norte da Argentina e queriam entender como é a gestão de recursos hídricos no Brasil”, contou Jessica Marques, uma das  técnicas do CIH envolvidas no encontro.
 
A associação estadunidense é uma organização pública que capacita produtores de soja. No total, são mais de 43 mil fazendeiros associados, trabalhando no desenvolvimento do mercado, pesquisas, promoção, análise, educação e resoluções de problemas pertinentes à produção do grão. A ISA é dividia em 18 distritos, cada um com um diretor responsável. 
 
Thomas Kentner, responsável pela região de Danville, no leste do estado de Illinois, disse que o grupo estava curioso para saber sobre questões da qualidade da água no Brasil e como é feito o monitoramento disso. “Gostamos do que foi apresentado. Vimos que vocês (PTI) são focados e pró-ativos, e estão dando um passo de cada vez. Há muito trabalho sendo desenvolvido”, complementou.
 
Durante a apresentação, feita pelos técnicos Jefferson Luiz Gonçalves Silva e Cássio Alexandre Rolan Wandscheer, o grupo de visitantes fez perguntas e explicou um pouco do trabalho realizado pro eles. Foram quase 3 horas de conversa, dúvidas e troca de experiências. “Nós gostamos muito do que foi passado para nós hoje.  Água é um tema mundial, temos as mesmas preocupações”, encerrou o diretor. 

Fonte: PTI

Versão para impressão