Positiva e espontânea, exposição da Itaipu na mídia aumentou quase 50% em 2017

Positiva e espontânea, exposição da Itaipu na mídia aumentou quase 50% em 2017

17h11 - 08/01/2018

Em um ano, o número de publicações sobre a Itaipu nos diversos meios de comunicação teve um aumento de 47%. Foram 21.773 inserções na mídia em 2107, contra 14.700 em 2106, acompanhando a tendência de crescimento já apresentada nos anos anteriores. Em 2014 foram 8.710; em 2015, 13.110.

Quando considerado o número de veículos que apresentaram algo sobre a Itaipu no ano passado, o crescimento é ainda maior: 92% – levando em conta as mídias local, regional, nacional e internacional. Em 2017, foram 2.555; em 2016, 1.325.

A exposição é predominantemente favorável: 89% das matérias são positivas e neutras e apenas 11% negativa.

O valor calculado na obtenção de mídia espontânea (não paga) conquistada pela Itaipu em 2017 é quase o dobro (85% maior) do de 2016. No ano passado, a valoração (que considera variáveis como custo de espaço, horário e tempo de exposição em determinado veículo) foi de R$ 226,5 milhões, contra R$ 122,5 registrados no ano anterior. Os temas são variados: geração de energia, turismo, meio ambiente, tecnologia, renováveis, responsabilidade social, esporte e economia – entre outros.

O levantamento foi feito pela Cliptime – empresa prestadora de serviços de comunicação – e reflete o crescimento contínuo da visibilidade da Itaipu na mídia nos últimos anos, consolidando a imagem positiva da binacional não só no âmbito regional, mas também e principalmente nas esferas nacional e internacional.

Esse resultado é produto principalmente do aproveitamento de releases – textos noticiosos, acompanhados por fotos ou vídeos – produzidos pela equipe de Comunicação Social da Itaipu e enviados à imprensa e, também, da permanente construção de uma relação profissional e eficaz com jornalistas que tenham a binacional em pauta.

“É fruto de muito trabalho, que envolve uma equipe comprometida a cavar boas pautas e se relacionar da melhor forma possível com a imprensa externa”, diz a superintendente de Comunicação Social (CS.GB), Patrícia Iunovich. “Nossa equipe se esforça para mostrar o que a Itaipu tem de melhor em diversas áreas, mas se a empresa realmente não tivesse coisas boas a apresentar, esse resultado não seria possível”, ressalta.

Para o gerente da Divisão de Imprensa (CSIM.GB), Flávio Miranda, a crescente exposição positiva da Itaipu na mídia é fruto de um contínuo trabalho coletivo, constantemente aprimorado, que abrange toda a binacional. “Esta é uma oportunidade, portanto, para agradecer a todas as áreas que colaboram com a comunicação da Itaipu prestando informações de interesse público, para os jornalistas da casa ou de fora, sugerindo pautas ou simplesmente permitindo as nossas atividades em seus ambientes de trabalho.”

Versão para impressão