Planta da Itaipu é destaque em Fórum

Planta da Itaipu é destaque em Fórum

09h17 - 11/10/2017

Os exemplos que mudaram a realidade do biogás no Brasil são os temas mais aguardados durante o IV Fórum do Biogás nos dias 17 e 18 de outubro de 2017, no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE), em São Paulo (SP).
 
Durante o evento, o presidente do Centro Internacional de Energias Renováveis – Biogás (CIBiogás), Rodrigo Régis, vai apresentar os resultados da Unidade de Demonstração de Biogás e Biometano, localizada dentro da Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional. A planta é a primeira do Brasil a utilizar como matéria-prima uma mistura de esgoto, restos orgânicos de restaurantes e poda de grama.
 
​​Mensalmente, a unidade pode tratar 10 toneladas de resíduos alimentares, gerados nos quatro restaurantes da área interna de Itaipu; 30 toneladas de poda de grama, provenientes dos 400 hectares de área verde da empresa; e 300 mil litros de esgoto, oriundos dos prédios administrativos.
 
Segundo Régis, um dos objetivos é mostrar a viabilidade e a replicação de planta de biogás em todo o país com grandes vantagens ambientais, econômicas e sociais. “A tecnologia foi desenvolvida considerando as características e as necessidades do mercado nacional. Por isso, a planta tem viabilidade econômica para ser replicada seja em prefeituras, empresas, cooperativas ou complexos turísticos resolvendo os problemas de lixões, resíduos orgânicos e esgoto”, explica.
 
Durante o evento, outro exemplo de relevância nacional será o projeto da CS Bioenergia em parceria com a Sanepar, um dos mais audaciosos já feitos no Brasil, que prevê a produção de biogás e geração de energia a partir do lodo do esgoto. A capacidade de geração da usina é de 2,8 megawatts (MW), energia suficiente para atender a demanda de 28 mil casas populares.
 
O diretor da Cattalini Bio Energia, sócia da Sanepar na CS Bioenergia, Sérgio Vidoto, irá demonstrar soluções para construção da usina e os desafios de encontrar tecnologia certa para separar resíduos sólidos urbanos com o aproveitamento da fração orgânica. “Quero demonstrar as soluções que adotamos na construção de nossa usina de biogás em parceria com a Sanepar, apresentar o desafio de encontrar tecnologia que possa separar os resíduos sólidos urbanos com o aproveitamento da fração orgânica dos resíduos”, avalia.
 
​As inscrições para o IV Fórum do Biogás estão abertas e podem ser feitas em www.forumdobiogas.com.br. A programação completa e valores também podem ser acessados pelo link.
 
​Serviço
 
​IV Fórum do Biogás
Local: Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE). Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289 – Butantã - São Paulo (SP)
Data e horário: dias 17 e 18 de outubro das 8h30 às 19h
Inscrições: somente pelo site www.forumdobiogas.com.br

Fonte: PTI

Versão para impressão