Palestra de Itaipu abre 6ª FIciencias nesta terça-feira (7)

Palestra de Itaipu abre 6ª FIciencias nesta terça-feira (7)

09h23 - 07/11/2017

A palestra do diretor-geral brasileiro de Itaipu, Luiz Fernando Leone Vianna, abre às 14h desta terça-feira (7) a sexta edição da FIciencias, no Hotel Golden Park Internacional, centro de Foz do Iguaçu. O evento vai até sexta-feira (10). A visitação pode ser feita na quarta-feira (8), das 8h30 às 17h30; na quinta-feira (9), das 8h30 às 12h; e na sexta-feira (10), das 8h30 às 12h. A entrada é gratuita.

A feira é realizada por meio de parcerias entre o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Itaipu Binacional, a Secretaria de Educação do Paraná e outras instituições.

Quem passar pela FIciencias terá a oportunidade de conhecer 144 projetos com propostas inovadoras nas áreas de ciências e engenharia. “A FIciencias é um espaço onde os estudantes podem fazer um intercâmbio de ideias criativas e  inovadoras. Essa troca de experiências entre os alunos e até mesmo com profissionais que passarão pela Feira é uma oportunidade de estímulo para que se tornem os cientistas de amanhã”, disse Wilbur Rogers de Souza, coordenador do evento.

Mais de 140 projetos serão exibidos na feira, que começa nesta terça-feira (7) com palestra de Luiz Vianna. Foto: Jean Pavão

Além dos projetos em exposição, a Feira também contará com a participação do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Os projetos relacionados ao Mudi contribuem com a formação de profissionais ligados às questões sociais, com a disseminação do conhecimento e despertam o interesse pela pesquisa científica.

“Pela experiência que tivemos nesses cinco anos da FIciencias, podemos garantir que os visitantes verão grandes ideias, muito entusiasmo por parte dos alunos e, quem sabe, terão  oportunidade de conhecer os próximos cientistas do nosso Estado”, destacou Wilbur.

Todos os 144 trabalhos serão submetidos a uma comissão de professores avaliadores que levarão em conta a originalidade, inovação, aplicação do método científico e clareza na apresentação. Os projetos que tiverem a maior pontuação geral receberão prêmios em dinheiro na cerimônia de encerramento, na manhã de sexta-feira (10).

Haverá ainda premiação nas categorias Menção Honrosa, que avalia o Empreendedorismo, Sustentabilidade e Benefício Social; Programa de Vivência Estudantil, que contempla uma imersão em projetos da Itaipu Binacional e Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Áreas do Conhecimento, sendo elas Ciências Sociais Aplicadas, Engenharia, Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Biológicas, Ciência da Saúde, Ciências Exatas e da Terra.

Sobre a FIciencias

A FIciencias tem como objetivos promover a cultura científica, disseminar o método científico e a experimentação como ferramentas do conhecimento, estimular e incentivar os talentos em todas as áreas do conhecimento e premiar os melhores trabalhos de pesquisas.

Além de Itaipu, PTI e Estado, as demais parceiras são Fundação Araucária; Unicentro; Unioeste; UEPG; UTFPR; IFPR; UEL; UEM; UFFS; e Universidad Nacional de Misiones, com apoio da Web Rádio Água; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia; e Governo Federal.

Com Assessoria PTI

Versão para impressão