Outubro é o mês de premiação do Agrinho

Outubro é o mês de premiação do Agrinho

08h38 - 24/10/2017

No próximo dia 30 de outubro, mais de 1,5 mil alunos e professores de diversas regiões do Estado estarão em Curitiba para o encerramento do Concurso Agrinho de 2017.

O evento é a “coroação” de um ano de trabalho em sala de aula, em que professores e alunos recebem material didático, capacitação e a possibilidade de participarem do concurso como estímulo para trabalharem temas transversais como saúde, cidadania e meio ambiente, formando cidadãos conscientes. “Nesses 22 anos de existência, o Programa Agrinho tem sido um dos agentes importantes na formação de gerações de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, contribuindo para a paz e o desenvolvimento numa sociedade responsável”, diz Ágide Meneguette, presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Anualmente o Programa Agrinho movimenta cerca de 80 mil professores e 1 milhão de estudantes em todo o Estado. Os alunos participam do concurso por meio de redações e desenhos, enquanto os professores concorrem com relatos e com as experiências pedagógicas que desenvolveram ao longo do ano. Este ano foram recebidos um total de 6.016 trabalhos que passaram por uma triagem e por uma banca examinadora que definiu os vencedores.

Durante o evento no Expotrade Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, serão 314 premiados entre alunos, professores, diretores, secretários municipais de educação e chefes de núcleo com destaque para os seis primeiros lugares da categoria Experiências Pedagógicas (quatro para a rede pública, um para a rede particular e um para o Agrinho Solos), que receberão um automóvel zero quilômetro como prêmio. Os demais estudantes e professores recebem tablets na etapa regional (rede pública de ensino) e notebooks na etapa estadual (redes pública e particular de ensino).

A categoria Agrinho Solos é outra novidade este ano.  Unindo Agrinho e o Programa Integrado de Conservação do Solo e Água do Paraná (Prosolo), a proposta é trabalhar a consciência das futuras gerações sobre a importância da conservação de solo.

Outra categoria nova foi Núcleo Regional Agrinho, que teve como vencedores os núcleos de Campo Mourão e Goioerê. Também foram anunciados os vencedores das categorias município em que Moreira Sales, na região Centro-Ocidental do Estado, se consagrou bicampeão.

Evento

Preocupada com a questão ambiental, social e economica, a edição 2017 do evento de premiação do Concurso Agrinho, no dia 30 de outubro, no ExpoTrade de Pinhais, tem como tema Sustentabilidade, uma das linhas de trabalho que recebe atenção do Sistema FAEP/SENAR-PR este ano.

Seguindo o mesmo conceito, uma das atrações será o projeto “Harmonia com a Natureza”. O músico e professor Hélio Santana trabalhou na musicalização e confecção de instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis ao longo do ano com turmas, uma em cada Regional. Esse processo foi documentado e será exibido no evento.  Foram mais de 150 alunos participantes, além de docentes e diretores. Logo após a exibição do documentário, teremos um show exclusivo idealizado por Hélio – no espetáculo, todos os instrumentos utilizados foram confeccionados com material reciclável.

No “hall” de entrada do Expotrade haverá a exposição “Transformagia” que cria novos objetos a partir de materiais que seriam descartados como garrafas pet usadas para praticar esportes, hortas verticais e um poste que é feito com uma garrafa pet, uma placa solar e uma lâmpada de LED.

Reconhecimento e parceria

O programa Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Trata-se de uma iniciativa reconhecida internacionalmente por diversos especialistas em educação, cujo sucesso levou-a a ser replicada em diversos Estados Brasileiros. O êxito do programa também é resultado das parcerias com o Governo do Estado, através das Secretarias de Educação, da Agricultura e da Justiça, do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Procuradoria Regional do Ministério Público do Trabalho da 9ª Região, Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Ministério do Trabalho d Emprego (SRTE-PR), Tribunal da Justiça do Estado do Paraná, Ministério Público do Estado, Receita Federal, Banco do Brasil, Itaipu Binacional, Caixa Econômica Federal, DOW Agrocience.

Fonte: Umuarama Ilustrado

Versão para impressão