Onça Cacau completa um ano de idade com festa antecipada nesta quinta-feira (21)

Onça Cacau completa um ano de idade com festa antecipada nesta quinta-feira (21)

09h59 - 20/12/2017


Cacau e a mãe Nena no lago do recinto das onças: filhote nascida no Refúgio completa um ano no dia 28.

Cacau, a primeira onça-pintada nascida no Refúgio Biológico Bela Vista, filha de Valente e Nena, completa um ano no próximo dia 28. Para marcar a data, Itaipu programou uma festa de aniversário antecipada no Recinto das Onças, nesta quinta-feira (21), às 9h. A aniversariante ganhará um "bolo" de carne congelada. Para os convidados será servido um bolo tradicional.

Cacau é um exemplo bem-sucedido de reprodução de onça em cativeiro. É o primeiro exemplar da espécie nascido no Refúgio em 14 anos, desde que começaram as tentativas de reproduzir as onças no RBV.

Nestes quase 12 meses de vida, Cacau se desenvolveu bem e tem praticamente do tamanho da mãe, Nena. Ela alimenta bem e está em ótima condição de saúde. “Ela é bem tranquila, tem o mesmo caráter da mãe. São extremamente cúmplices”, diz o médico veterinário do Refúgio, Wanderlei de Moraes.

Pop star do Refúgio, Cacau foi batizada em agosto deste ano com uma grande festa. O nome foi escolhido em um concurso feito na página oficial da Itaipu no Facebook.

Os planos para o futuro de Cacau ainda não estão definidos. A onça poderá ser usada para fins de reprodução no próprio Refúgio ou encaminhada para outra unidade de preservação com os mesmos objetivos. A decisão vai depender de avaliação empresarial.

Além de Cacau e Nena, também vive no Refúgio o pai, Valente. Para garantir a integridade das onças, mãe e filha ocupam o recinto nas segundas (dia fechado para visitação), quartas e quintas-feiras, sábados e domingos. Na terça-feira e sexta-feira, Valente fica no local. O revezamento garante o bem-estar da família em cativeiro, mas o macho deve permanecer separado da filha. A exemplo do que ocorre na natureza, o pai não desenvolve instintos para cuidar dos filhotes e pode machucá-los.

 

Versão para impressão