Na Operação, software caseiro monitora atendimento ao sistema interligado

Na Operação, software caseiro monitora atendimento ao sistema interligado

16h03 - 06/10/2017

Os colegas da Operação do Sistema de Itaipu sistematizaram a forma de avaliar o trabalho da área. O Indicador de Qualidade de Atendimento do Sistema Interligado, um software criado pelos próprios operadores de Itaipu, há cerca de quatro meses, foi tema da palestra do engenheiro Rodrigo Pimenta (OPSO.DT), nesta sexta-feira (6), último dia do 8º Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e de Instalações Elétricas (Senop).

Rodrigo Pimenta apresentou software desenvolvido internamente para análise sistemática de vários parâmetros da operação da usina.

O software monitora instantaneamente diversos parâmetros da operação como frequência, tensão, sobrecarga nos equipamentos, limites de geração, nível do reservatório, entre outros. Estes parâmetros são analisados e, de acordo com uma pontuação, são sinalizados em cores verde, amarelo ou vermelho.

Estas informações são analisadas pelos supervisores do tempo real e os engenheiros que fazem a análise operativa do mês. “O resultado pode gerar melhoria de procedimentos ou nos nossos aplicativos de tempo real”, resume Pimenta. “Se a frequência está saindo acima do esperado, por exemplo, talvez os ajustes automáticos precisem ser refinados”.

De acordo com o engenheiro, o indicador sistemático é um sonho antigo da Operação de Itaipu. “Antes, nós fazíamos análises só quando havia algum evento de alta relevância [no sistema interligado]. Hoje, nós fazemos esta análise de forma sistemática e contínua. Assim, podemos fazer a melhoria antes de acontecer algo ruim”.

Produto caseiro

O software foi produzido integralmente pela equipe de Tecnologia de Automação do Grupo de Suporte de Sistemas (GSS), um time de cinco profissionais da Superintendência de Operação (OP.DT). Os engenheiros Filipe Ventura e Felipe Trevisan estiveram no estande da Itaipu no Senop explicando o funcionamento do sistema.

Trevisan e Ventura: GSS desenvolve softwares que automatizam o trabalho dos operadores de Itaipu.

“Ele faz uma varredura de 15 em 15 minutos de diversos parâmetros. Se uma falha ocorrer várias vezes, o sistema vai acusar”, explica Filipe Ventura. “Depois é verificado e avaliado pela equipe do pós-operação e são programadas as melhorias”.

O JIE Publicou

Inspeção diária garante aproveitamento hídrico de Itaipu, defende engenheiro

Sinalização rápida e precisa para a Operação é tema de palestra no 8º Senop

Mais que auxiliar: no 8º Senop, colega apresenta serviços fundamentais para Itaipu

Relação entre disponibilidade hídrica e manutenção é fator de sucesso na Itaipu, destaca Vianna

8º Senop começa nesta quarta (4), em Foz do Iguaçu, com ampla programação técnica

Versão para impressão