Museu Oscar Niemeyer e Itaipu estudam parcerias

Museu Oscar Niemeyer e Itaipu estudam parcerias

10h49 - 11/08/2017

Juliana e Glaci em visita ao Museu da Terra Guarani, na margem direita da Itaipu.

A diretora presidente do Museu Oscar Niemeyer (MON), Juliana Velloz Almeida Vosnika, e a coordenadora de marketing do museu, Glaci Gottardello, concluíram nesta quinta-feira (10) uma visita de dois dias à Itaipu Binacional, com foco especial no Ecomuseu, da margem brasileira, e no Museu da Terra Guarani, no Paraguai.

“Foi uma oportunidade de conhecer melhor o trabalho da Itaipu, não só na geração de energia, mas também no apoio à cultura”, afirmou Juliana, acrescentando que foi também uma oportunidade de retribuir a visita dos diretores brasileiros e paraguaios ao MON, por ocasião da RDE de 6 de julho, realizada na capital paranaense.

Segundo Juliana, o principal objetivo da visita era conhecer a infraestrutura dos dois museus, bem como o trabalho realizado pela Itaipu na preservação da memória regional.  “A ideia é que possamos fazer um intercâmbio de informações e estudar possíveis parcerias”, disse ela. 

A diretora Juliana Vosnika (ao centro) apresenta o MON aos diretores brasileiros e paraguaios da Itaipu, no último mês de julho.

Entre os projetos que podem ser desenvolvidos estão exposições itinerantes e ações educativas. Uma das iniciativas do MON, por exemplo, envolve artistas contemporâneos que, além de expor, podem também ministrar oficinas voltadas à comunidade em geral. “Também há a possibilidade de desenharmos algo específico para os museus da Itaipu”, completou Glaci.

Na margem esquerda, as representantes do MON foram recebidas na quarta-feira pelo diretor de Coordenação, Hélio Amaral, e pelo superintendente de Comunicação, David Campos, seguida de visita ao Ecomuseu. Na quinta, ambas concluíram o roteiro em Itaipu com uma visita guiada ao Museu da Terra Guarani. 

 

Versão para impressão