Manipulação de dados hidrológicos e de chuva é tema de curso no PTI

Manipulação de dados hidrológicos e de chuva é tema de curso no PTI

08h40 - 10/07/2018

Fonte: PTI

Gerar conhecimentos básicos sobre Sistemas de Informação Geográfica (SIG), desenvolver a capacidade de criação de mapa em software livre, e conhecer a delimitação automática de bacias hidrográficas estão entre os principais objetivos do curso “Manipulação de Dados Hidrológicos e de Chuva em SIG”, ministrado no PTI para técnicos do Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e da Itaipu Binacional.

Ao todo, 16 profissionais técnicos de hidrologia de campo da Itaipu foram capacitados em dois dias de curso. A programação incluiu cinco módulos de aula com discussões, criação de shapefile a partir da localização das estações hidrológicas, criação de um mapa, utilização do modelador no QGIS para automatizar processos e avaliação final.

O curso faz parte de uma série de formações que o PTI e a Itaipu, por meio do Centro Internacional de Hidroinformática (CIH) oferecem aos técnicos da área como parte de um programa de cursos regulares, visando difundir o conhecimento de geotecnologias livres.

O Centro

O Centro Internacional de Hidroinformática é um centro binacional, parceria entre Itaipu e PTI, que tem como missão desenvolver soluções inovadoras e ferramentas de hidroinformática para gestão sustentável dos recursos hídricos. A atuação do CIH converge à mediação entre a pesquisa e a extensão por meio de capacitações e aprimoramentos, do desenvolvimento de metodologias de gestão territorial, de modelagens e aplicativos e, por meio da comunicação, do intercâmbio de informações e dos relacionamentos.

Versão para impressão