Leitura é tema da nova enquete do JIE. Participe!

Leitura é tema da nova enquete do JIE. Participe!

11h30 - 07/11/2017


A colega Alessandra Santos (AS.GB) é uma entusiasta da leitura. E você?

Há menos de um mês, em 12 de outubro, no Dia da Padroeira do Brasil, foi lembrado também o Dia Nacional da Leitura. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, encomendada pelo Instituto Pró-Livro (IPL) e publicada em 2015, 104,7 milhões de brasileiros (56% da população) são leitores, ou seja, leram pelo menos um livro (inteiro ou parcialmente) nos últimos três meses. Comparada à última pesquisa, feita em 2011, o percentual foi um pouco melhor – na ocasião, 50% dos entrevistados se declararam leitores frequentes.

E você, tem o hábito da leitura? Em Itaipu, projetos criados pela colega Alessandra Santos (AS.GB), a Caixa Estante, em Foz, e pelo colega e Luiz Cláudio da Costa Barreto (AFR.DF), em Curitiba, ajudam a disseminar esta prática.

Dentro da área da hidrelétrica, há também uma biblioteca completa, uma parceria de Itaipu, Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila). A estrutura fica no Bloco 1 do Parque Tecnológico Itaipu. A responsável pelo atendimento e pelo acervo de Itaipu é a colega Paola Cappelletti (CHI/ENCA.DT), ramal 6454. A equipe é composta, ainda, por Henrique Capitanio (6215) e Karla Noronha da Silva (6192). É possível consultar o acervo na Intranet, no endereço http://dmzsrv04/bib/index.html

Esse é o tema da nova enquete do JIE. Participe! Está logo ali, no canto inferior direito da tela:

Saúde do homem

A última enquete do JIE teve como foco a saúde do homem. Quando perguntados com que frequência fazem visitas de rotina ao médico, 45% dos participantes responderam que comparecem ao atendimento clínico “sempre que possível”.  

A pesquisa informal revelou um dado preocupante: 50% dos participantes disseram ir ao médico raramente, somente quando se sentem mal, enquanto outros 5% afirmam nunca procurar um profissional de saúde, situações que colocam em risco a vida dos homens. Neste mês em que se lembra o Novembro Azul, com ações de estímulo à saúde do homem e de prevenção ao câncer de próstata, a Divisão de Imprensa convida a todos a refletirem sobre o tema. E a procurarem o médico para exames de rotina. Sua vida pode depender desta ação!

Versão para impressão