Jovens do PIIT mostram talento nas artes marciais

Jovens do PIIT mostram talento nas artes marciais

11h26 - 13/06/2018

Alisson (à esquerda) com os colegas da Seleção Brasileira de Muay Thai.

O jovem Alisson Cristiano Machado, do Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT),  já está de volta de Cancun, no México, onde representou o Brasil no Campeonato Mundial de Muay Thai, categoria masculino júnior até 86 quilos. O evento foi imenso: mais de 700 atletas de 78 países participaram. 

Representar o Brasil e ainda conhecer esse paraíso: dois sonhos realizados.

Infelizmente, por apenas dois pontos ele não conquistou a vitória. Tudo bem: a experiência valeu, e muito! Além de visitar o país, que ele ainda não conhecia, ele pôde trocar experiências com atletas de outros países. 

Alisson, que é lotado na Divisão de Almoxarifado (MTAA.DF), faz parte da Seleção Brasileira de Muay Thai. Ele nunca tinha viajado para o exterior e aprovou a experiência, que deve se repetir em breve. Ele está em busca de patrocínio para participar do próximo campeonato para o qual foi convocado, que acontecerá na Tailândia, em agosto. 

Próxima competição será na Tailândia. 

Para Alisson, a prática do esporte contribuiu para o seu crescimento pessoal. “Eu gosto da filosofia que o muay thai ensina. [A academia] é um lugar bom, de paz. Você se esquece do mundo a partir do momento em que entra no tatame”, contou ele ao JIE.

Dedicação

Outra trajetória de sucesso nas artes marciais é a do PIIT Vitor Gabriel Rodio de Moraes, de 17 anos, lotado no Departamento de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas (SID.GG). No dia 12 de maio, ele representou Foz do Iguaçu na primeira fase Regional Oeste do Torneio Paranaense de Karatê, em Pato Branco. Ele foi o campeão de sua categoria (Júnior) nessa fase e já está se preparando para as próximas. 

Vitor no lugar mais alto do pódio: menino de ouro.

Durante o torneio, os técnicos da seleção paranaense e árbitros do Paraná aproveitaram para fazer treinos para decidir quem ia participar do campeonato brasileiro. Não deu outra: Vitor foi um dos escolhidos, e agora defende o estado. De 20 a 24 de junho, ele estará em Joinville para o Campeonato Brasileiro de Karatê, etapa de Santa Catarina. 

Campeonato em Pato Branco. 

Vitor treina karatê há cinco anos – começou no centro de convivência do bairro onde mora. Já é faixa marrom, e está prestes a conquistar a sonhada faixa preta. Normalmente, compete na categoria Júnior (16 a 17 anos), menos de 68 kg. Vem participando de campeonatos e torneios há alguns anos, mas agora, com a responsabilidade de representar o estado, está “comendo tatame” e treinando sempre que pode. 

Vitor com a Seleção Paranaense de Karatê da Região Oeste.

“Tenho bastante esperança com o karatê e vários sonhos a serem realizados, como ser campeão brasileiro, entrar para a seleção brasileira”, conta ele. Com tanta dedicação e disciplina, a gente tem certeza que ele e o Alisson ainda vão ser notícia muitas vezes aqui no JIE!

Fale com a Imprensa

As histórias dos dois rapazes foram sugestões enviadas por meio do link Fale com a Imprensa, aqui do JIE. Conhece alguma história legal, que mereça ser contada e conhecida pelos colegas? Entre em contato com a gente!

O JIE publicou

Jovem do PIIT conquista 1º lugar nos Jogos da Juventude do Paraná

Jovem do PIIT conquista medalha no Paranaense de Canoagem

Jovem do PIIT é campeão brasileiro de Boxe Chinês

Craque nas quadras e no trabalho, jovem do PIIT representa Foz no handebol

Versão para impressão