Itaipu sedia reunião para demonstrar os resultados dos padrões de eletricidade

Itaipu sedia reunião para demonstrar os resultados dos padrões de eletricidade

15h32 - 19/12/2017

Reunião foi realizada no auditório do Laboratório Eletroeletrônico Químico da Itaipu.

Itaipu sediou, nos dias 12 a 14 de dezembro, a reunião anual do Programa de Comparação Interlaboratorial - PCI, da qual participaram 25 profissionais de diversas empresas do setor elétrico brasileiro, Inmetro e Operador Nacional do Sistema (ONS). A Divisão de Laboratório (SMIL.DT) foi a anfitriã do evento, realizado no Laboratório Eletroeletrônico Químico. 

Essas reuniões acontecem desde 1973 e têm como objetivo homogeneizar o valor do watt-hora, tensão, corrente, capacitância, frequência, fator de potência e resistência estabelecido e mantido de BIPM (Bureau International des Poids et Mesures).

A ideia é mostrar os resultados de cada laboratório, evidenciar sua capacidade de medição e trocar experiências. Segundo Marcelo Assis de Faria Ribeiro, metrologista de Furnas e coordenador da reunião, esse encontro anual é importante para que os laboratórios troquem experiências. “Falamos das demandas e dificuldades e, muitas vezes, o problema de um pode ser resolvido com a ideia de outro”, disse. 

Segundo o metrologista da Itaipu Flávio José Pereira (SMIL.DT), o evento foi bom para reforçar a precisão e a excelência dos equipamentos da Itaipu. “Tivemos resultados muito próximos aos do laboratório de referência, e percebemos que a Itaipu se destaca por ter um laboratório de alta qualidade”, comentou Pereira. 

Participaram da reunião as seguintes empresas: ONS, Light/ALTM, Furnas, Cemig, Chesf, Lactec, Copel, Eletrosul, CEEE, Eletronorte, CTEEP, Escelsa, Itaipu, CPFL, Bandeirante, Celg, CAM Brasil, AES-Eletropaulo, Celpe, Enersul e Inmetro. A próxima já foi agendada; será em Florianópolis, em 2018.

Versão para impressão