Itaipu reforça frota sustentável com 20 novos veículos elétricos

Itaipu reforça frota sustentável com 20 novos veículos elétricos

09h46 - 14/12/2017

A Itaipu Binacional recebeu oficialmente esta semana no Centro de Inovação em Mobilidade Elétrica Sustentável (CI-MES), os 20 novos veículos que farão parte da frota de elétricos da empresa. Os automóveis são modelo Zoe, produzidos pela montadora francesa Renault. A entrega foi feita pelo diretor de Relações Institucionais e Governamentais da Renault do Brasil, Marcus Vinícius Aguiar, ao diretor administrativo da Itaipu, Marcos Antonio Baumgärtner.

Os veículos são da segunda geração do modelo, com autonomia de até 400 quilômetros, duas vezes superior à da primeira geração, lançada em 2012. O novo modelo também permite uma recarga rápida total da bateria em apenas 1h40. Marcos Baumgärtner afirmou que a intenção da empresa é fazer com que, nos próximos anos, toda a frota de Itaipu seja composta por veículos sustentáveis – especialmente, modelos com motor elétrico e a biometano.

“Esse é mais um passo que estamos dando em direção à sustentabilidade. E um exemplo não apenas para o setor elétrico, mas para toda a comunidade. Queremos ver circulando nas ruas carros sustentáveis e que não poluam o ambiente. Por isso, os veículos que temos comprado são sempre nessa linha”, afirmou.

Marcus Aguiar lembrou que a montadora participa do Programa Veículo Elétrico de Itaipu desde 2012 e que a parceria é importante, entre outros motivos, para divulgar a nova tecnologia no país. “A Renault está tentando trabalhar em conjunto com outros players e parceiros, como Itaipu, para trazer o veículo elétrico o mais rápido possível para a realidade Brasileira.”

Sobre o novo Zoe, ele afirmou que “a grande diferença desse modelo é a autonomia. Com 400 quilômetros, perde-se o mito de que o veículo elétrico não vai conseguir ir ao destino e voltar”.

Segundo Celso Novais, assessor de Mobilidade Elétrica Sustentável de Itaipu, o veículo elétrico já deixou de ser uma aposta de futuro e hoje está presente nos grandes centros, especialmente na Europa. “O que está acontecendo, e o novo Zoe demonstra isso, é que a autonomia dos elétricos está aumentando cada vez mais e os preços, caindo”.

Novais citou outras inovações que estão a caminho, como o carro autônomo e os serviços de compartilhamento. “Na minha visão, nos próximos cinco anos nós vamos ter mais mudanças na área de mobilidade do que ocorreram nos últimos 20 anos, afetando a vida de todo o mundo. Mas vai mudar para melhor”, previu.

A entrega dos novos veículos também contou com a presença do gerente de programas de veículos elétricos da Renault na América Latina, Adriano Castro; do superintendente de Serviços Gerais de Itaipu, Valtemir de Souza Pereira; e do gerente da Divisão de Transportes, Alvino Antônio Lugo.

Atualmente, a Itaipu mantém cerca de cem veículos elétricos circulando no complexo, entre eles, carros de passeio, caminhão, ônibus, utilitário e até um avião elétrico. Da parceria com a Renault, também tem compactos elétricos Twizy, montados na própria empresa e utilizados no serviço de compartilhamento pelos empregados.

Fonte: Canal Energia

Versão para impressão