Itaipu ganha "Youtube" interno: é o Itaitube

Itaipu ganha "Youtube" interno: é o Itaitube

08h06 - 02/02/2018


Plataforma, gerida pela CSIM.GB, permite acesso a todos os vídeos publicados no JIE, entre outros. Imagem: Designed by Freepik

A partir de agora, os colaboradores de Itaipu poderão conferir as produções da IBTV e outros vídeos de interesse dos empregados em uma plataforma única, disponível na rede interna da empresa. O “Itaitube” é como um Youtube interno da Itaipu, com a diferença de ser voltado à comunicação interna e ter acesso apenas para quem estiver logado na rede.

A videoteca, que já dispõe de mais de 50 vídeos, pode ser acessada de qualquer computador da Itaipu por meio do endereço: itaitube.itaipu/ (sem incluir o www).


Página inicial do Itaitube destaca o último vídeo publicado e dá acesso a toda videoteca.

A ideia foi oferecer um ambiente integrado, em que fosse possível encontrar e ver os vídeos a qualquer momento, mesmo aqueles mais antigos, e principalmente que atendesse à necessidade de organizar a crescente difusão de vídeos publicados pela Divisão de Imprensa (CSIM.GB) – até então espalhados em diferentes plataformas. Agora eles estarão finalmente reunidos.

A CSIM.GB – gestora da intranet, JIE, portal da Itaipu na internet e dos perfis da empresa nas mídias sociais, entre outros – fará também a administração do novo canal. A atualização será permanente: todos os novos vídeos de interesse dos empregados da Itaipu estarão lá e, gradativamente, outros vídeos antigos ainda não publicados podem aparecer na plataforma. Por exemplo: as reportagens da IBTV que aparecerem no JIE serão publicadas também no Itaitube.

Experimente


No menu, você pode optar pelo canal que deseja navegar.

Para navegar no Itaitube, basta descer a barra de arrolagem (à direita) ou escolher o canal que deseja acessar (acima, à esquerda), fazer a opção e clicar no botão de play.

São seis canais: IBTV, de conteúdo jornalístico; RH e Você, com orientações da área; Curtas da IB, com vídeos produzidos pelas equipes de Itaipu e terceiros; Você, repórter, destinado às produções dos próprios colaboradores, enviadas à Imprensa; Reportagens externas, com matérias e produções audiovisuais produzidas por veículos de comunicação externos; e Campanhas, destinado às ações educativas.

No Itaitube você pode, por exemplo, rever como foi a apresentação da Orquestra Sinfônica no Gramadão, conferir a evolução da onça Cacau ou ver a produção do Manual do Mundo sobre o funcionamento de Itaipu, entre muitos outros.

Para buscar um vídeo por tema, use a lupa presente no cabeçalho da plataforma (acima, à direita). Ao lado da sigla da Superintendência de Comunicação (CS.GB), há um filtro para selecionar os vídeos por período ou ver todos (padrão do sistema).

Como foi desenvolvido

A Superintendência de Informática e a CSIM.GB, com apoio da Divisão de Imagem Institucional (CSII.GB), aproveitaram uma plataforma de Webinar (NucleoMedia), contratada pela empresa, para fazer dela o depositório de vídeos. Em breve, a plataforma será atualizada e todos os vídeos estarão disponíveis em HTML 5, o que também permitirá tirar o autoplay (que faz os vídeos tocarem automaticamente, contra a vontade de alguns usuários).

O sistema usa atualmente o Flash, que está sendo descontinuado. Até que a migração aconteça, é necessário ter o Flash Player instalado na máquina. Caso seu computador não tenha este plugin, ligue para o 9955.

No Youtube


Os vídeos institucionais de Itaipu e outros de interesse externo estão disponíveis no canal oficial da empresa na binacional.

Itaipu também tem um canal externo no Youtube, que comporta vídeos institucionais e IBTVs de interesse do público externo da usina. O endereço é o https://www.youtube.com/user/itaipubinacional.

Versão para impressão