Itaipu e Amop lançam programa de governança municipal

Itaipu e Amop lançam programa de governança municipal

16h54 - 09/03/2018

A Itaipu Binacional e a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) lançaram, nesta sexta-feira (9), na sede da Amop em Cascavel, o Programa de Governança Municipal com Ênfase em Finanças e Logística de Suprimentos. A iniciativa prevê a capacitação de 1.600 gestores públicos dos 54 municípios da região, entre prefeitos, secretários e técnicos municipais. O objetivo é que as prefeituras possam ter uma administração mais eficiente e ética.

Programa envolve Itaipu em parceria com PTI e Amop.

Participaram da cerimônia de lançamento o diretor financeiro executivo da Itaipu, Marcos Stamm; o diretor administrativo, João Pereira dos Santos; o presidente da Amop e prefeito de Matelândia, Rineu Menoncin (Teixeirinha); o presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Orlando Pessuti; o deputado federal, Sérgio Souza e outros 31 prefeitos do oeste paranaense.

Segundo Stamm, a Itaipu lançou esse programa por acreditar que ao desenvolver uma gestão mais eficiente, o município cresce com mais facilidade em todas as áreas, como saúde, educação e meio ambiente. “Esta capacitação atualizará os profissionais que atuam nas prefeituras. Se queremos que o Oeste cresça, precisamos auxiliar os municípios individualmente. Essa será a missão do programa”, disse.

De acordo com Stamm, para que a região cresça, é necessário ajudar os municípios individualmente.

“Hoje não basta fazer uma administração populista. Ela precisa ser técnica. Essa capacitação nos auxiliará a sermos mais técnicos e eficientes”, completou Rineu Menoncin. Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Ubiratã, Antônio Magron, “esse programa é uma ferramenta muito valiosa para os municípios. Todos devem participar”.

Gestão municipal

O programa é resultado de um convênio assinado no dia 8 de fevereiro, durante o Show Rural Coopavel, entre a Itaipu, por meio da Diretoria Financeira, o Parque Tecnológico Itaipu (PTI) e a Amop. Ele abrangerá diversas áreas da gestão pública e será dividido em três etapas: diagnóstico, ações de capacitação e avaliação da gestão dos 54 municípios, ao longo de 18 meses.

O lançamento do Programa aconteceu durante o Show Rural Coopavel, em Cascavel, em fevereiro.

A concepção do programa tem como base o Índice de Governança Municipal, desenvolvido pela Câmara de Gestão Pública do Conselho Federal de Administração (CFA), que consiste numa métrica da governança pública dos municípios brasileiros a partir de três dimensões: fiscal, gestão e desempenho.

“Vamos avaliar individualmente a situação de cada município para depois, apresentar qual o instrumento mais adequado para melhorar a gestão”, explicou Gilmar Silva de Andrade, assessor do diretor financeiro executivo e Coordenador do Programa de Governança Municipal.

Versão para impressão