Itaipu e Adetur vão reforçar divulgação de atrações turísticas da região

Itaipu e Adetur vão reforçar divulgação de atrações turísticas da região

10h53 - 19/05/2017

A Itaipu Binacional e a Agência de Desenvolvimento da Região Turística Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur) vão reforçar a divulgação das atrações turísticas dos municípios lindeiros ao lago. A empresa utilizará as feiras regionais como uma das ferramentas.

Pesca esportiva é uma das atividades que vão ganhar reforço de divulgação: apoio ao turismo nos municípios lindeiros.

O reforço na divulgação ocorre a pedido do presidente da Adetur, Flávio Degasperi, ao assistente do diretor-geral, Alexandre Teixeira, e ao coordenador do Projeto do Complexo Turístico Itaipu, Jaime Nascimento, nesta quarta-feira (17), no Centro Executivo.

“Sou um entusiasta do turismo. O papel da Itaipu é apoiar os municípios vizinhos. Vamos atuar juntos”, afirmou Alexandre. “Os municípios têm atrativos, mas precisamos que os turistas cheguem”, completou Degasperi.

Rotas e eventos

O apoio da Itaipu à agência faz parte do convênio assinado em 2014, com duração até 2019. O documento prevê que as entidades atuem para o desenvolvimento de ações, programas e projetos de interesse e objetivos comuns, beneficiando toda a região turística.

Entre as prioridades está a inclusão da Pesca Esportiva no Lago de Itaipu no calendário oficial de eventos da região. O Circuito Regional de Cicloturismo em São Miguel do Iguaçu, que está em sua 5ª edição, também ganhará um reforço.

Outra proposta é propor atividades capazes de ampliar a média de permanência do turista que vem a Foz do Iguaçu, redirecionando para outros municípios da região.

Para isso, o convênio prevê a implantação de duas rotas turísticas, a Beira Parque e a Beira Lago. A Beira Parque terá 166,3 quilômetros e margeará todo o Parque Nacional do Iguaçu, desde Cascavel até Foz do Iguaçu. A outra será às margens do Lago de Itaipu.

Adetur

A Adetur, com sede em Santa Helena, foi criada em 2011 para atuar como órgão gestor e de apoio às atividades, projetos e iniciativas do turismo na região. Atua fortemente na promoção da atividade turística, captação de investimentos, desenvolvimento de novos negócios, aprimoramento da infraestrutura e dos serviços turísticos, e na defesa dos recursos naturais e culturais, juntamente com o setor público, iniciativa privada e terceiro setor.

A agência atua em 16 municípios lindeiros ao lago de Itaipu: Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Pato Bragado, Marechal Cândido Rondon, Diamante do Oeste, São José das Palmeiras, Mercedes, Guaíra, Terra Roxa e Mundo Novo (MS).

Versão para impressão