Itaipu é representada em reunião da Comissão Regional de Turismo para as Américas

Itaipu é representada em reunião da Comissão Regional de Turismo para as Américas

15h43 - 16/04/2018

Elva Figueiredo, representante do Convention e Visitors Bureau de Ciudad del Este; Zurab Pololikashvili, secretário geral da OMT;  Lucia Velázquez, da Associação Feminina de Executivas do Turismo do Paraguai (AFEET) e Alexandre dos Santos Pacheco, coordenador do Turismo da Itaipu.

Representantes da Coordenadoria de Turismo da Itaipu participaram, na última semana, da 63ª reunião da Comissão Regional para as Américas (CAM) da Organização Mundial do Turismo (OMT), que elegeu o Brasil como vice-presidente do grupo para o biênio 2018-2019, ao lado do Haiti. O encontro foi realizado em Assunção, no Paraguai, entre terça (10) e sexta-feira (13). A abertura do evento contou com a participação do secretário-geral da OMT, Zurab Pololikashvili.

Segundo o Ministério do Turismo (MTur), a eleição do país fortalece o contato entre os Estados Membros das Américas e da região com a Secretaria Geral da OMT. “A CAM atua também para atender demandas específicas das administrações nacionais de turismo, junto ao órgão das Nações Unidas, além de autoridades locais e empresas de turismo da região”, explicou o MTur. 

Participaram da reunião o coordenador de Turismo da margem brasileira de Itaipu e vice-presidente do Fundo Iguaçu, Alexandre dos Santos Pacheco, e Aline Teigão de Albuquerque, ambos lotados na Assistência da Diretoria Geral Brasileira (AS.GB). 

Pacheco enfatizou a importância do tema tratado nesta edição do evento: “o empoderamento da mulher no setor turístico”. “Hoje, as mulheres representam 56% dos postos de trabalho no turismo na América latina, atuando em todos os elos da cadeia econômica do turismo”, destacou o gestor.  Para ele, outro ponto importante da reunião foi o contato estabelecido com entidades do turismo de toda a América latina e, em especial, com os ministérios do Turismo paraguaio e brasileiro. “Este relacionamento é positivo para a construção de parcerias entre a OMT e a Itaipu Turismo e o Destino Iguaçu. Isso também contribui para a internacionalização da Fundação PTI [operadora do turismo de Itaipu] como referência de parque tecnológico e de turismo.”

Versão para impressão