Inscrições para evento sobre urbanismo e arquitetura terminam nesta quarta-feira (4)

Inscrições para evento sobre urbanismo e arquitetura terminam nesta quarta-feira (4)

15h29 - 03/10/2017


Adesão deve ser feita até o dia 4, pelo site https://inscreva.unila.edu.br/.

Estão abertas as inscrições gratuitas para o 1º Encontro Internacional do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (Maloca), nos dias 10 e 11 de outubro, e para as oficinas do dia anterior ao evento, em 9 de outubro. As discussões serão no Parque Tecnológico Itaipu (PTI). As inscrições devem ser feitas pelo link https://inscreva.unila.edu.br/ até esta quarta-feira (4).

O encontro reunirá alguns dos principais pesquisadores do Brasil e do mundo em tecnologias sociais aplicadas a Arquitetura e Urbanismo, em intersecção com arte, cultura, memória e meio ambiente. O patrocínio é da Itaipu Binacional e a organização do Grupo de Estudos Multidisciplinares em Urbanismos e Arquiteturas do Sul (Maloca), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).

Os Grupos de Trabalhos serão divididos em três linhas de pesquisa: ensino de Arquitetura e Urbanismo na América Latina; hábitos de morar e de construir no contexto latino-americano; políticas públicas, território, direitos humanos e sociais na América Latina. Também haverá mesas-redondas e exposições.

As oficinas pré-evento serão ministradas na manhã e tarde do dia 9. No primeiro período, os temas serão Mapeamentos culturais como instrumento de gestão pública e privada da cultura; Etnografia de acessibilidade na Tríplice Fronteira; Espaços religiosos de matriz africana na Tríplice Fronteira; e Espaços de acolhida e segurança de corpos dissidentes. À tarde, os debates serão sobre Paradigmas da visualidade na América Latina; Protagonismo da mulher negra na relação entre arquitetura e espaços sagrados; e Tecnologias sociais na construção de paredes ecológicas. Para estas atividades, a adesão está condicionada ao número de vagas (preenchidas por ordem de inscrição).

Os conteúdos completos trabalhados em cada oficina e biografia da totalidade de seus/suas ministrantes podem ser acessados no seguinte link https://encontromaloca.wordpress.com/oficinas/.

Acesso ao PTI

A inscrição é fundamental para autorizar a entrada na barreira do PTI, garantir vaga no transporte (quando for o caso) e emissão de certificados. Serão aceitos inscritos apenas até o dia 4.

Conferencistas

Estão confirmadas as presenças, dentre outras, de:

- Patricia Anahory (África Architectural Awards 2017), pesquisadora da relação entre gênero, sociedade de controle e arquitetura, nos Estados Unidos, Portugal e Cabo Verde.

- Daniel Schavelzon (Universidad de Buenos Aires/Argentina), doutor em arquitetura pré-colombiana. José Afonso Portocarrero (UFMT/Brasil), especialista em habitação indígena e edificações com eficiência energética.

- Pedro Arantes (Unifesp/Brasil), especialista em reforma urbana, membro do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo.

- Fábio Velame (UFBA/Brasil), especialista em direito à cidade e líder do grupo de pesquisa EtniCidades.

- Andréia Moassab (Unila/Brasil), líder do Maloca, arquiteta e urbanista com experiência de consultoria pública no Brasil e na África pelas Nações Unidas.

Serviço - 1º Encontro do Maloca

10 e 11 de outubro de 2017 | Oficinas pré-encontro: 9 de outubro de 2017

Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) | Foz do Iguaçu | Paraná | Brasil

Site do evento: https://encontromaloca.wordpress.com/

Versão para impressão