Idosos se emocionam em visita aos antigos alojamentos dos barrageiros

Idosos se emocionam em visita aos antigos alojamentos dos barrageiros

12h23 - 06/12/2017

O projeto “Reconhecendo a Vila C: memória e patrimônio”, promovido pela Divisão de Educação Ambiental da Itaipu (MAPE.CD), teve uma etapa emocionante na semana passada. Um grupo de idosos do Conselho Comunitário da Vila C visitou o Espaço do Barrageiro, no PTI, e pôde resgatar as memórias da época da construção da usina hidrelétrica de Itaipu.


Visitantes passaram pelo PTI, onde viram os antigos alojamentos de cima.

Muitos dos moradores da região da Vila C têm fortes vínculos com as obras da Itaipu e puderam rever os antigos alojamentos dos barrageiros, que se transformaram nos escritórios do PTI. A visita foi acompanhada pelo pedagogo Enzo Maschi (MAPE.CD) e pelo ex-barrageiro Domingos Ramos, que trabalha como monitor do Complexo Turístico Itaipu (CTI).


O ex-barrageiro Domingos Ramos, monitor do CTI, apresenta o Espaço dos Barrageiros aos participantes da visita.

Os visitantes passaram pelo Edifício das Águas, que tem vista panorâmica do PTI e da barragem de Itaipu. Em seguida, conheceram o Espaço do Barrageiro, local onde estão preservados jornais, documentos e objetos da época da construção da usina. Na "sala dos causos", que exibe depoimentos de ex-barrageiros, os participantes se identificaram com as histórias e compartilharam as suas próprias.

Grupo visita a Biblioteca Paulo Freire.

A última parada foi na Biblioteca Paulo Freire, que abriga o acervo bibliográfico da Universidade Aberta do Brasil (UAB), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), além de acervo do PTI e da Itaipu. A visita suscitou reflexões sobre a biblioteca do Conselho Comunitário da Vila C, que nem sempre está aberta e ainda é pouco conhecida pelos moradores da região, apesar de ser a única biblioteca em funcionamento no bairro, uma vez que a biblioteca municipal da Vila C está fechada desde 2014.

Projeto Reconhecendo a Vila C
Ao todo, foram realizados 10 encontros do projeto "Reconhecendo a Vila C: memória e patrimônio" neste ano. O encerramento aconteceu nessa terça-feira (5) com um passeio no Katamaram, num momento de confraternização e reflexão sobre a preservação da memória e a o patrimônio cultural das comunidades da Vila C.

Versão para impressão