Guarda Mirim realiza último encontro sobre Educação Financeira de 2017

Guarda Mirim realiza último encontro sobre Educação Financeira de 2017

14h57 - 10/11/2017


Neste ano, cerca de 890 jovens participaram dos encontros. Eles aprenderam como cuidar do dinheiro e investir o salário que recebem.

A Guarda Mirim de Foz do Iguaçu recebeu, na sexta-feira (10), o último encontro do Programa de Educação Financeira de Itaipu, estendido para a prefeitura e outras instituições. A palestra para os adolescentes foi ministrada pelo professor e consultor Altemir Farinhas. Cerca de 890 jovens participaram da iniciativa ao longo do ano.

O objetivo é reeducar os jovens para melhor administrar o dinheiro, principalmente em períodos de crise. Para Farinhas, a atividade é importante ao ensinar os adolescentes a lidarem com os primeiros salários. “Este apoio da Itaipu é fundamental. É preciso que eles saibam investir, aplicar e cuidar o que recebem”.


O presidente da Guarda Mirim, Hélio Cândido, destacou a importância da palestra. "O curso ensina a usar o dinheiro de forma adequada".

A oficina de Educação Financeira é uma das muitas que a Guarda Mirim oferece aos adolescentes, preparando-os para o mercado de trabalho. Segundo o presidente da instituição, Hélio Cândido do Carmo, a ideia é oferecer apoio aos jovens em todos os sentidos. “O curso ensina a usar o dinheiro de forma adequada, incentivando-os a criar uma poupança, aplicar o salário”, contou.

Ainda segundo Hélio, a preocupação da Guarda é a de oferecer iniciativas que vão de encontro à necessidade dos jovens. Para isso, é preciso o apoio da comunidade. "A Itaipu é uma grande parceira, não só com o Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), mas também com os recursos repassados e apoio para nossos projetos", disse. "Estamos vendo que as palestras sobre Educação Financeira estão fazendo muita diferença para os jovens".


Matheus participou do curso e tem aplicado as dicas no seu dia a dia. Ele conta que destina uma parte do salário para uma poupança. 

Para o jovem Matheus Vogado Belo, de 16 anos, o curso foi importante para conscientizar a respeito da importância de poupar. “Nós aprendemos a guardar dinheiro, aplicar, a não usá-lo com coisas desnecessárias”, disse o jovem, que trabalha na secretaria da própria Guarda.

A Guarda Mirim é apenas uma das instituições que recebeu as palestras sobre Educação Financeira. Em setembro, a mesma ação passou a ser ofertada aos servidores públicos de Foz do Iguaçu e aos professores das cidades que compõem a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop).

O JIE publicou

Programa de Educação Financeira da Itaipu chega aos servidores públicos de Foz

Itaipu Binacional apresenta pacote de ações para beneficiar municípios da Amop

 

Versão para impressão