Geração em jogo: melhores "operadores virtuais" são premiados no 8º Senop

Geração em jogo: melhores "operadores virtuais" são premiados no 8º Senop

17h06 - 06/10/2017

Os operadores do sistema elétrico brasileiro puderam operar virtualmente a usina hidrelétrica de Itaipu. O software Geração em Jogo foi um dos destaques do estande da Itaipu no 8º Seminário Nacional de Operadores de Sistemas e de Instalações Elétricas (Senop), que terminou nesta sexta-feira (6). No encerramento do evento, os melhores “operadores virtuais” foram premiados.

Michel, Roger e Jefferson foram os melhores jogadores nos três níveis do jogo.

O jogo simula a operação da Itaipu a partir de duas variáveis, o reservatório e a geração de energia. O objetivo é manter geração e consumo equilibrado, assim como o nível do reservatório, por dois minutos. No final, o melhor equilíbrio rende uma melhor nota. O game é dividido nos níveis fácil, médio e difícil e gerou um ranking dos participantes.

No total, 324 partidas foram jogadas e 53 pessoas registraram seus resultados. O primeiro colocado no nível fácil foi Jefferson Stumpf (OPUO.DT), com a pontuação de 90.22. Michel Refinski, da usina de Foz do Chapecó, fez 89.30 e venceu o nível médio. No nível difícil, a melhor pontuação, de 85.91, foi de Roger Campos, também de Foz do Chapecó.

Foram 324 partidas jogadas no game, que foi o destaque do estande da Itaipu. 

Em sua 21º versão, o jogo foi desenvolvido pelo Centro de Estudos de Segurança de Barragem (Ceasb) e tem acompanhado o estande da Itaipu nas feiras. “A participação foi muito boa e nós conseguimos várias sugestões de melhorias para a próxima versão”, disse a responsável pelo jogo no estande da Itaipu, Teresinha Arnauts Hachisuca (OP.DT).

O colega Jefferson Stumpf honrou Itaipu entre os vencedores do jogo.

De acordo com ela, entre as melhorias foi sugerida a criação de um gráfico que mostra o consumo do País naquele momento, a implantação de um tutorial, uma melhor formatação nos níveis de dificuldade, a mudança na nomenclatura das calhas, entre outras. O jogo deve estar no estande de Itaipu no 24º Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), que acontece entre 22 e 25 de outubro, em Curitiba. 

O JIE Publicou

Inspeção diária garante aproveitamento hídrico de Itaipu, defende engenheiro

Sinalização rápida e precisa para a Operação é tema de palestra no 8º Senop

Mais que auxiliar: no 8º Senop, colega apresenta serviços fundamentais para Itaipu

Relação entre disponibilidade hídrica e manutenção é fator de sucesso na Itaipu, destaca Vianna

8º Senop começa nesta quarta (4), em Foz do Iguaçu, com ampla programação técnica

Com software caseiro, Operação do sistema monitora as atividades das área

Versão para impressão