Geração em Jogo e tour virtual atraem visitantes para estande da Itaipu

Geração em Jogo e tour virtual atraem visitantes para estande da Itaipu

17h39 - 24/10/2017


Realidade virtual tem sido um chamariz para o estande da Itaipu.

Quase 300 pessoas conheceram Itaipu por dentro, mesmo sem sair do lugar, por meio do sistema realidade virtual oferecido no estande da hidrelétrica no Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE). O evento começou domingo (22) e termina nesta quarta-feira (26) no pavilhão do Expo Unimed, em Curitiba.

A binacional é uma das 80 expositoras do evento, uma grande arena de troca de conhecimento entre profissionais do setor elétrico. São mais de 500 apresentações de trabalhos técnicos e científicos.

No estande de 77 m², compartilhado entre a hidrelétrica e o Parque Tecnológico Itaipu, os visitantes podem fazer um passeio virtual pela usina, por meio de um par de óculos de realidade aumentada.

Através do dispositivo, o usuário é guiado pelos principais pontos da usina – incluindo locais que não são acessíveis no Circuito Especial, como a cota 40, o leito original do Rio Paraná e o eixo das turbinas. A duração é de quatro minutos.


O público do SNPTEE tem a possibilidade de fazer uma visita à Itaipu, sem sair do lugar.

Para quem experimentou o passeio, e já conheceu a usina pessoalmente, o tour virtual não decepciona. O expositor Rafael Vieira é uma dessas pessoas. “É muito bacana conhecer detalhes da usina sem precisar sair do lugar”, afirmou.

Embora com os óculos não seja possível visualizar os números de produção de energia na sala de comando central, ao retirá-los o visitante pode checar esta informação em uma outra tela. Nela, há dados de geração da usina praticamente em tempo real, um complemento que confere ainda mais realidade ao passeio. O painel de Scala Gerencial Web permite, ainda, ver a produção acumulada de Itaipu, a disponibilidade da potência total em 50Hz e 60Hz, entre outros.

Geração em Jogo


Com o Geração em Jogo, a experiência de "operar" Itaipu garante uma noção básica sobre a relação entre a água e a energia.

Outro destaque, que tem ganhado a simpatia do público e provocado uma competição saudável entre os participantes, é o game “Geração em Jogo”. O software, em sua 21ª versão, foi desenvolvido pela Superintendência de Operação de Itaipu e pelo Centro de Estudos Avançados em Segurança de Barragem (Ceasb).

O jogo simula a operação da Itaipu a partir de duas variáveis, o reservatório e a geração de energia. “A dinâmica é controlar o reservatório e a própria geração, por dois minutos. As variáveis estão ligadas ao consumo. No final, o melhor equilíbrio rende uma melhor nota”, explica Alexandra da Silva Belini, gerente do Ceasb. O game é dividido nos níveis fácil, médio e difícil e gera um ranking diário dos participantes.

Soluções em Sistemas


Espaço voltado à tecnologia oferecido por Itaipu e pelo PTI no SNPTEE.

Além dessas atrações, os visitantes também têm a chance de conhecer algumas das soluções como o sistema de monitoramento de transformadores. Ele permite a identificação de indícios de eventuais ocorrências dos transformadores, peças fundamentais para a transmissão da energia produzida na hidrelétrica.

Tecnologias desenvolvidas pelo Laboratório de Automação e Simulação de Sistemas Elétricos (Lasse) também podem ser conferidas no estande. Entre as soluções está o sistema de monitoramento de para-raios, disjuntores e sistema de água pura. “Uma oportunidade para que o público do setor elétrico reconheça no Lasse também um braço no desenvolvimento de pesquisas”, ressalta Rodrigo Bueno Otto, gerente do laboratório. 

Convite


Visitantes conhecem mais sobre soluções para o sistema elétrico desenvolvidas pelos laboratórios do PTI e Itaipu.

A visitação aos estandes é aberta ao público do evento. Promovido pelo Cigré-Brasil (Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica) e coordenado pela Copel, o 24º SNPTEE acontece até 25 de outubro e pretende atrair mais de 2 mil pessoas.

O Expo Unimed fica na Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, em Curitiba.

O JIE Publicou

Itaipu inicia rodada de apresentações no SNPTEE, em Curitiba

Versão para impressão