Funcionalidades do SAP-RH agora estão acessíveis a todos os colegas da margem esquerda

Funcionalidades do SAP-RH agora estão acessíveis a todos os colegas da margem esquerda

09h18 - 05/12/2017


Os colegas Elisabete, Heloisa e Rafael.

A Superintendência de Recursos Humanos (RH.AD), por meio da Divisão de Remuneração e Movimentação de RH (RHGM.AD), avançou mais uma importante etapa no processo de implantação do SAP-RH na Itaipu. A partir desta terça-feira (5), todos os empregados lotados na margem esquerda podem acessar o sistema para marcar férias, consultar dados cadastrais e histórico funcional, alterar endereço, telefone e contatos de emergência, simular o pagamento de férias e PPDV e, ainda, consultar remuneração e demonstrativos de pagamento posteriores a janeiro de 2017.

Para o gerente, foram disponibilizadas as informações cadastrais e funcionais dos empregados subordinados a ele e, também, dois relatórios que podem auxiliar na gestão da carreira da equipe: "Evolução de Cargos" e " Status de Remuneração". O gerente também poderá emitir o "Relatório de Marcação de Férias", para acompanhamento.

Tutorial

Assista aos vídeos e veja como é simples navegar e interagir com o SAP-RH. Clique nos links abaixo (em azul) ou aperte o play para saber como proceder para:

Marcação de férias

Aprovação gerencial

Consulta e alteração de dados cadastrais

Menos e-mails, mais agilidade

Até então, as marcações de férias eram feitas via e-mail, partindo do empregado, passando pelo gerente e depois RHGM.AD, ou via formulário Movimentação de Pessoal (MP). De acordo com a RHGM.AD, com esse procedimento o número de e-mails e documentos gerados é muito grande. Pelo SAP-RH o empregado poderá solicitar as férias diretamente no sistema eletrônico, ficando a cargo do gerente somente a aprovação ou reprovação. A agilidade e a confiabilidade no processo são as principais vantagens. Esta era uma demanda antiga dos empregados e gerentes da Itaipu.

Nas áreas em que há programação semestral, ou que haja controle de férias por pontuação, principalmente em atividades de turno, a programação pode ser feita pelo gerente ou pessoa designada diretamente no sistema, utilizando como suporte o relatório de programação de férias disponibilizada no portal.

Por enquanto, as solicitações de alteração de férias ainda podem ser feitas via e-mail ou MP, desde que respeitada à hierarquia de aprovações.

Convém lembrar que o sistema de programação de férias, tanto no Portal SAP-RH quanto na versão convencional, por e-mail ou MP, ainda não permite o parcelamento das férias em três parcelas, conforme prevê a recente reforma trabalhista. Isto porque na Itaipu, conforme acordado no ACT 2017/2019, essa nova regra passará a vigorar apenas a partir de 1º de março de 2018.
As regras de transição entre duas e três parcelas serão informadas a todos assim que forem definidas.

O SAP na Itaipu

O Sistema SAP – um dos principais e mais eficientes softwares integrados de gestão empresarial do planeta – foi implantado na Itaipu em junho de 2006, como parte de um processo de modernização da gestão financeira da empresa. Na ocasião foi utilizado o ERP_SAP, um dos sistemas mais robustos do mercado, com o objetivo de otimizar e integrar ações e processos, além de propiciar um melhor gerenciamento das informações financeiras.

Com todos os sistemas interligados, os processos foram melhorados e os custos, reduzidos. Esta versão do sistema foi atualizada em 2011, por meio do Projeto Upgrade SAP ECC 6.0, no qual foi feita a migração da versão MySap 5.0 para o ERP ECC 6.0 EhP 5.0.

Todas as áreas da empresa são impactadas pelo uso do Sistema SAP nos processos da Diretoria Financeira. Entre eles destacam-se aquisições, solicitação de materiais de estoque, pagamentos aos fornecedores de contratos, gestão patrimonial, de contratos e convênios, entre outros.

No RH, o projeto foi lançado em junho de 2013 e desde então foi se desenvolvendo até culminar, agora, na disponibilização do SAP-RH a toda a margem esquerda.

Player dos vídeos

Em virtude da versão da plataforma de vídeos, em fase de atualização, o player é acionado automaticamente. Para interromper, pause na barra, à esquerda, ou silencie o vídeo, na barra à direita. Caso o seu computador não esteja habilitado com o Flash Player, e o download do programa não aconteça automaticamente, ligue para o 9955. É possível silenciar todos os vídeos em Flash no mixer de volume de seu computador.

O JIE publicou

Itaipu moderniza gestão financeira com mais uma atualização do Sistema SAP

Área de Recursos Humanos começa implantação do sistema SAP

Recursos Humanos de Itaipu incorpora sistema SAP de gestão corporativa

Versão para impressão