Foz do Iguaçu recebe Gastronomix, em dezembro

Foz do Iguaçu recebe Gastronomix, em dezembro

15h30 - 30/10/2017

Depois de nove edições em Curitiba, onde nasceu em 2009, Foz do Iguaçu recebe, pela primeira vez, o Gastronomix. Considerado a primeira feira de gastronomia ao ar livre do Brasil, o evento será nos dias 2 e 3 de dezembro, na região central da cidade. Num espaço que será montado especialmente para a feira gastronômica, haverá também atrações culturais. O evento, que tem a curadoria do chef curitibano Celso Freire, é promovido pela Cielo e Itaipu Binacional, com apoio de parceiros.

O Gastronomix vai reunir em Foz profissionais de cozinha de diferentes regiões do Brasil. Eles participarão de 15 operações gastronômicas, oferecidas ao público com valores entre R$ 10 e R$ 12 (porção de 150 g).

Além da oportunidade de experimentar receita de chefs famosos a preços acessíveis, o iguaçuense poderá assistir a apresentações musicais e a aulas-show de culinária. Para as crianças, haverá teatro e um “espaço kids”. No espaço PET, até os animais de estimação serão bem-vindos.

O assessor da diretoria geral brasileira da Itaipu Binacional, Alexandre Teixeira, diz que a feira gastronômica já é um sucesso, tanto em Curitiba como em Florianópolis, onde também já foi promovida. “Nosso objetivo é incorporar o Gastronomix ao calendário de eventos oficial do município”, diz Teixeira. Segundo ele, a iniciativa “contribui para mudar a cena gastronômica de Foz do Iguaçu, que tem um potencial grande a ser explorado”.

O presidente do Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), Carlos Silva, diz que, em breve, serão conhecidos os chefs que participarão do evento, “trazendo as opções de cada local do país”. Ele afirma que “será uma oportunidade imperdível para os moradores e turistas apreciarem uma boa gastronomia”.

A programação completa do Gastronomix Foz do Iguaçu será divulgada nos próximos dias.

Gastronomix

O Gastronomix é uma feira cultural com vasta programação musical, arte e gastronomia. Foi o primeiro evento de gastronomia ao ar livre do país. A primeira edição ocorreu em 2009, no Festival de Curitiba. A última edição na capital paranaense reuniu mais de 10 mil pessoas.

A partir deste ano, a edição do festival passou a ser itinerante. A edição de Florianópolis, em agosto deste ano, também foi sucesso de público. Lá, houve 12 operações gastronômicas, com a participação de 11 chefs.

Versão para impressão