Férias em Trânsito: campanha binacional alerta sobre cuidados na estrada

Férias em Trânsito: campanha binacional alerta sobre cuidados na estrada

11h00 - 15/12/2017


Folheto será distribuído aos colaboradores de ambas as margens, via GR1. Clique aqui para baixar o arquivo e ler o conteúdo.

Uma campanha pretende alertar os colaboradores de Itaipu do Brasil e do Paraguai a respeito dos cuidados necessários durante as viagens sobre duas ou quatro rodas, mais comuns neste período do ano. A iniciativa é da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e das divisões de Engenharia de Segurança do Trabalho das margens direita e direita.

Com o tema Férias em Trânsito, a campanha consiste em um folheto digital, distribuído aos empregados via Notes, divulgado na intranet e no JIE, e está amparada em quatro eixos: motorista, veículo, passageiro e legislação. Cada um deles contempla uma série de recomendações já conhecidas dos motoristas, mas nem sempre obedecidas.

“Esta é uma época em que o número de veículos nas estradas aumenta, e o de acidentes também”, disse Guillermo Oviedo Benitez, presidente da Cipa e gerente da Divisão de Manutenção Mecânica de Unidades Geradoras (SMMU.DT). “Este é um momento de diversão, de convivência familiar, mas é preciso adotar uma série de cuidados para que as viagens sejam tranquilas”, completou.

A primeira coisa a se fazer, segundo Guillermo, é não descuidar da revisão do veículo – itens como freios, luzes e as trocas de óleo precisam estar em dia. “Não dá para descuidar nem do reservatório de água do para-brisas ou de conferir o nível do tanque do radiador”, afirma.

Quem vai no carro, mesmo no banco de trás, também precisa estar em conformidade com a legislação de trânsito – crianças precisam estar em assentos especiais, de acordo com a idade, e todos os passageiros, sem exceção, devem usar cinto de segurança.

Outro ponto fundamental para a prevenção de acidentes é a postura do motorista ao volante, lembrando que os pedestres também são parte do trânsito.

"Ao pegar a estrada, a pessoa deve ter dormido bem, feito uma refeição leve e, sobretudo, não pode ter ingerido bebidas alcóolicas. Na estrada, não faça ultrapassagens perigosas, em locais proibidos. Desta forma, não colocamos em risco as pessoas que estão conosco ou nos outros veículos das estradas", concluiu o presidente da Cipa.

Veja as recomendações da Cipa e da RHSS no folheto anexo neste link ou clique na imagem ao lado.

Férias em Trânsito, só obedecendo às regras de segurança. Fique atento e boa viagem!

Versão para impressão