Especialização em Gerência de Manutenção tem nova turma na usina

Especialização em Gerência de Manutenção tem nova turma na usina

10h53 - 20/11/2017


A preparação dos empregados para cargos gerenciais na área de manutenção é o grande foco do curso. Este é o segundo grupo na área dentro da usina.

Uma turma de 38 empregados de diversas áreas de Itaipu começou, na sexta-feira (10), um curso de Especialização em Gerência de Manutenção. A pós-graduação, categoria lato sensu, é organizada pela Divisão de Desenvolvimento de Recursos Humanos (RHDD.AD), em parceria com a Diretoria Técnica e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Este é o segundo grupo de estudos na área dentro da binacional. O primeiro, que contou 35 colegas, se formou em março deste ano.


Reinaldo Gonzalez, superintendente de Manutenção, e Cleber de Souza Pimenta, superintendente adjunto, falaram aos alunos na abertura da especialização.

Serão 360 horas de curso com aulas quinzenais, no Centro de Treinamento da margem esquerda. Para o superintendente adjunto de Manutenção, Cleber de Souza Pimenta (SM.DT), a expectativa é que a segunda turma mantenha a mesma qualidade da primeira. “É uma oportunidade que a empresa está dando [aos empregados]; em contrapartida, esperamos que todos façam o seu trabalho com ainda mais excelência”, disse.

A palestra de abertura foi proferida pelo coordenador da pós-graduação da UTFPR, professor Marcelo Rodrigues. Para ele, a abertura da segunda turma mostra o quanto a empresa está preocupada com a formação de seus colaboradores. “É preciso maior educação para melhorar suas práticas e com isso dar o melhor resultado para a organização”, disse. “Os resultados é que fazem o sucesso da parceria entre Itaipu e a universidade”, completou.


Marcelo Rodrigues disse que a segunda turma mostra o quão a empresa está preocupada com a formação dos seus colaboradores.

Uma das características da especialização está na integração entre brasileiros e paraguaios: a turma é formada por alunos das duas margens. “Todos têm direito a voz, questionamentos, alinhamentos sobre as diferentes percepções, sobre equipamentos, gestão. Então é possível equalizar esses conhecimentos”, disse Rodrigues.

As vantagens com o início de um novo grupo de estudos são muitas, na avaliação dos organizadores. A principal, segundo Marcelo, é a possibilidade de se obter uma massa crítica alinhada aos objetivos da empresa. “Será possível desenvolver projetos com uma mesma visão, já que todos terão o mesmo propósito e conhecimento.”

Hugo Franco (SMIN.DT), à esquerda, e Luiz Gasparetto (SMIL.DT), à direita, esperam agregar conhecimentos diários com a pós-graduação. 

Para o colega paraguaio da Divisão de Engenharia de Manutenção Eletrônica, Hugo Reinaldo Franco Paats (SMIN.DT), a especialização vai agregar novos conhecimentos ao trabalho diário. “No dia a dia temos organização, processos e esses ensinamentos serão uma bagagem a mais.”

Renovação

Os assuntos que serão abordados durante as aulas atenderão a demandas dos próprios alunos. São questões relacionadas à confiabilidade e diversidade que buscam preparar a nova geração da área de manutenção. Segundo o professor Jorge Castro Guerra, que trabalhou no planejamento da pós-graduação, Itaipu vive um momento de renovação, com a troca de gestores antigos por mais jovens. “O curso terá uma abordagem sobre esse contexto atual e a posição desses novos gerentes frente ao mundo mais complexo que temos pela frente”, disse.


Jorge Castro Guerra vê a renovação gerencial na usina como um desafio. Para ele, os novos gestores devem estar preparados.

Castro foi funcionário da usina no período da montagem dos equipamentos. Ele vê a renovação no corpo gerencial como um desafio. “São jovens gestores que estão sucedendo os antigos. É preciso trabalhar a vitalidade deles e a gestão na binacional.”

O foco do curso agradou o colega da Divisão de Laboratório, Luiz Marcelo Gasparetto (SMIL.DT). Para ele, as aulas ajudam no trabalho como um todo e será uma maneira de conhecer ferramentas que melhoram os processos. “Vou poder propor novas soluções e metodologias, além de obter novos conhecimentos. Com toda certeza vai agregar ao meu serviço à empresa”, estimou.

A equipe organizadora do curso é formada pelas colegas Eloiza Romanini (SM.DT), Lair Margarida da Rosa (RHDD.AD), Zilmara Vidal Farias (RHDD.AD), Ileni Damiani (RHD.AD), Mirta Agustina Villalba Allende (RHDD.AE) e Graciela Centurion Galli (RHD.AE).

Versão para impressão