Engie e GE ampliam parceria eólica com projeto de 360 MW

Engie e GE ampliam parceria eólica com projeto de 360 MW

08h51 - 06/02/2018

Fonte: Revista Fator

A GE Renewable Energy anunciou um acordo com a Engie para fornecer 144 de suas turbinas de modelo 2.5-116 para o Parque Eólico de Umburanas, no norte da Bahia, no Brasil. Este complexo de 360MW aumentará os 326.7MW sob o comissionamento da GE Renewable Energy no parque eólico vizinho Campo Largo I, também de propriedade da Engie.

"Juntos, esses dois parques eólicos representam nosso maior volume de turbinas eólicas em um único cluster no Brasil. É uma grande honra trabalhar com a Engie e continuar a crescer a capacidade eólica e aumentar a pegada de energia renovável no Brasil. Este projeto recentemente anunciado também demonstra nosso compromisso contínuo com a indústria do eólica brasileira", afirma o Líder de Negócios da GE Onshore Wind para as Américas, Vikas Anand.

A GE Renewable Energy também fornecerá dez anos de Operações e Manutenção para o Parque Eólico Umburanas.

O potencial da Engie na região de Umburanas e Sento Sé excede 1.300 MW. O site de Campo Largo I, de 326,7 MW, está atualmente em construção e iniciará operações comerciais em janeiro de 2019. Ele criará energia suficiente para alimentar uma população de até 600 mil habitantes. Já o recém-anunciado projeto de Umburanas, de 360MW, também teve sua construção iniciada, e as primeiras turbinas devem ser entregues ainda em 2018.

“Ambos os projetos possuem a GE Renewable Energy como fornecedor dos aerogeradores e confiamos no compromisso da GE em implantar os projetos dentro do plano de negócios acordado, reforçando o comprometimento entre as duas empresas”, afirma o diretor-presidente da Engie Brasil Energia, Eduardo Sattamini.

A turbina 2.5-116 da GE para Umburanas contará com torres de 90 metros de altura. Esta máquina oferece ganhos de eficiência ao parque eólico, maximizando a produção de energia, reduzindo o gasto de infraestrutura e fazendo com que um custo de eletricidade seja ainda mais competitivo e nivelado pelo vento. A produção de energia da turbina é aumentada em até 32% em 8,5 m/s, em comparação com 1.7MW da GE.

Perfil — A EngieEngie está comprometida com um crescimento sustentável a fim de enfrentar os grandes desafios da transição energética na direção de um mundo mais descarbonizado, descentralizado e digitalizado. O Grupo tem por objetivo tornar-se o líder desse novo mundo da energia ao focar em três atividades-chave para o futuro: baixa produção de carbono, especialmente a partir do gás natural e energias renováveis, infraestruturas energéticas e soluções eficientes adaptadas para as necessidades de todos os seus clientes (pessoas, empresas, regiões, etc.). A satisfação dos clientes, a inovação e as soluções digitais são os princípios orientadores do desenvolvimento da ENGIE. Presente em cerca de 70 países, a ENGIE conta com 150.000 colaboradores em todo o mundo e obteve receitas de € 66,6 bilhões em 2016. Cotado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), o Grupo está representado nos principais índices financeiros (CAC 40, BEL 20, DJ Euro Stoxx 50, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e não financeiros (DJSI World, DJSI Europe e Euronext Vigeo Eiris - World120, Eurozone 120, Europe 120, France 20, CAC 40 Governance).

Engie Brasil — No Brasil, a Engie é a maior produtora privada de energia elétrica no País, operando uma capacidade instalada de 11.059 MW em 31 usinas em todo o Brasil, o que representa cerca de 6% da capacidade do País. O Grupo possui 90Þ sua capacidade instalada no Brasil proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa, posição que tem sido reforçada pela construção de novas eólicas no Nordeste e por uma das maiores hidrelétricas do País, Jirau (3.750 MW), localizada no rio Madeira e que foi inaugurada em dezembro de 2016. O Grupo também atua na área geração solar distribuída e oferece serviços relacionados à energia, engenharia e integração de sistemas, atuando no desenvolvimento de sistemas de telecomunicação e segurança, iluminação pública e mobilidade urbana para cidades inteligentes, infraestruturas e a indústria de óleo e gás. Contando com 2.100 colaboradores, a ENGIE teve no Brasil em 2016 um faturamento de R$ 6 bilhões.

Perfil — A GE Renewable Energy é uma startup de 10 bilhões de dólares que une um dos mais vastos portfolios de produtos e serviços da indústria de energia renovável. Combinando Wind onshore, Wind offshore, Hydro e tecnologias inovadoras como a energia solar concentrada, a GE Renewable Energy já instalou globalmente uma capacidade de mais de 400 gigawatts, que fazem o mundo melhor e mais limpo. Com mais de 22 mil funcionários presentes em mais de 55 países, a GE Renewable Energy é sustentada pelos recursos da primeira companhia Digital Industrial do mundo. Nosso objetivo é mostrar ao mundo que ninguém jamais deveria ter que escolher entre energia acessível, confiável e sustentável.

 

Versão para impressão