Em Minas, novos operadores começam segunda etapa de treinamento

Em Minas, novos operadores começam segunda etapa de treinamento

15h02 - 18/05/2017

Time de operadores já está em Minas Gerais. Em todo o grupo, há apenas uma mulher, a paraguaia Katherine Gisselle Kennedy Peña (OPUE.DT).

Uma equipe de 19 operadores (12 paraguaios e sete brasileiros) recém-chegados à Itaipu começou, no último dia 8, no Centro de Treinamento de Furnas, em São José da Barra (MG), a segunda fase do Treinamento de Operadores de Usina. A primeira etapa da capacitação aconteceu na Itaipu, de 27 de março e a 3 de maio, com atividades práticas e teóricas.

Agora serão quatro meses em solo mineiro, para fazer o Curso de Treinamento Básico (CTB) de Operador de Usina Hidrelétrica e Subestação, um dos mais tradicionais do setor elétrico brasileiro.

Além dos novos operadores, por parte da Itaipu também compareceram à cerimônia de abertura da atividade o gerente da Divisão de Estudos Normas Programação e Estatística (OPUE.DT), Arsenio Esteche Ramos; o representante da Divisão de Operação da Usina e Subestações (OPUO.DT), Paulo Zanelli Junior; e o representando do Setor de Estudos, Normas e Digitais da Divisão de Operação da Usina e Subestações (SOEN Digitais), Luciano do Amaral Martins.

Serão quatro meses em Furnas e constante aprimoramento quando voltarem à Itaipu. 

No total, serão 800 horas de treinamento. Os operadores ainda passarão por um rodízio em todas as áreas da Operação, antes de assumir de fato suas funções. Ao longo dos primeiros anos de trabalho, os mais novos ainda terão de acompanhar os veteranos nas atividades diárias.

Desde o começo dos anos 80, a Itaipu envia seus operadores para treinamento em Furnas, além de promover suas próprias capacitações internas. Este é o 99° CTB - a maior parte dos 98 anteriores contou com a participação de profissionais de Itaipu.

Cerimônia de abertura do treinamento, na sede de Furnas em São José da Barra (MG).

O JIE publicou

Equidade avança na Técnica e time de operadores ganha reforço feminino

Versão para impressão