Em Curitiba, Kaminski toma posse como diretor de Coordenação

Em Curitiba, Kaminski toma posse como diretor de Coordenação

15h54 - 18/12/2017


Kaminski ouve a leitura do termo de posse, feita pela secretária do Conselho de Administração, Edith de Souza, na manhã desta segunda-feira (18).

A Itaipu Binacional deu posse, nesta segunda-feira (18), ao novo diretor de Coordenação, o engenheiro agrônomo Newton Luiz Kaminski. A solenidade simbólica da assinatura do termo ocorreu pela manhã, no gabinete do diretor-geral brasileiro, Luiz Fernando Leone Vianna, no Edifício Parigot de Souza, em Curitiba. Participaram da cerimônia toda a diretoria de Itaipu, a esposa do novo DC, a advogada Tatiana, e seu filho, Stefan Kaminski, entre outros convidados.

A assinatura é um ato protocolar, realizado em todas as mudanças de diretoria da Itaipu. Somente a partir da assinatura do termo de posse é que os diretores nomeados assumem de fato suas funções. Oficialmente, o termo foi assinado na semana passada. A leitura do termo foi feita pela secretária do Conselho de Administração, Edith de Souza.

Kaminski, de 52 anos, é o terceiro empregado de carreira a ser nomeado diretor da Itaipu Binacional. A nomeação, com mandato até 16 de maio de 2022, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira (12). O decreto é assinado pelo presidente da República, Michel Temer, e pelo ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho. Na ocasião, também foram nomeados os conselheiros Frederico Matos de Oliveira e Samantha Ribeiro Meyer. Para ambos, a designação tem validade até 16 de maio de 2020. Com essas nomeações, o número de representantes brasileiros no Conselho de Administração da Itaipu está completo.


Ao lado do filho, Stefan, Kaminski assina o termo de posse.

Durante a solenidade, Kaminski, que tem 30 anos de casa, narrou a trajetória de sua careira e lembrou fatos marcantes. O novo diretor de Coordenação entrou na gestão do então diretor-geral brasileiro, Ney Braga, a quem sempre teve muita admiração. “Aqui sempre tive grandes amigos e sempre transitei em todas as áreas, contando com o apoio do técnico do viveiro até os diretores”.

Emocionado, Kaminski agradeceu em especial pela presença do filho, Stefan, que chegou na noite anterior de viagem para acompanhar a posse do pai. “Esse é um garoto de ouro; tenho muito orgulho dele e da minha família como um todo”. O novo diretor também mostrou confiança na equipe. “Temos muitos desafios pela frente, mas sei que poderei contar com a competência do corpo técnico de Itaipu e dos novos colaboradores recém-chegados.”

Vianna também se emocionou com a homenagem de Kaminski a Ney Braga. “Foi, com certeza, um dos políticos mais sérios desse País”, afirmou. O DGB disse ainda que Kaminski terá todo o apoio da diretoria e que a expansão da atuação de Itaipu para 54 municípios – uma das prioridades do novo diretor – é uma contrapartida para os parceiros da empresa na região Oeste “que ajudam a manter a qualidade da nossa água, matéria-prima que faz com que Itaipu bata sucessivos recordes de produção com energia limpa e renovável”.

Vianna também ressaltou que a assinatura dos convênios com diversas prefeituras da região é uma espécie de cartão de visitas para dar início a uma gestão de grande sucesso. Logo após a solenidade, os convidados participaram de um café da manhã. Na sequência, houve a cerimônia dos convênios, no Hotel Bourbon, na capital paranaense.

Veja mais imagens









Versão para impressão