Educação Financeira vai chegar a mais de 30 municípios da Amop

Educação Financeira vai chegar a mais de 30 municípios da Amop

15h12 - 07/12/2017

Evento no auditório do Refúgio Biológico Bela Vista reuniu prefeitos, secretários de Educação e professores de toda a região.

O Programa de Educação Financeira – O Valor do Amanhã, desenvolvido por Itaipu Binacional desde 2007, será estendido para mais de 30 municípios que integram a Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop). A ideia é capacitar professores para que eles levem aos alunos de 1ª a 5ª séries do ensino fundamental, a partir de 2018, informações sobre como lidar melhor com o dinheiro e ter uma vida financeira saudável.

A iniciativa foi apresentada nessa quarta-feira (6), no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), em Foz do Iguaçu, a prefeitos, secretários municipais de Educação e professores da região, durante o workshop Melhores Práticas de Educação Financeira.

O evento também serviu para premiar projetos de educação financeira desenvolvidos nos últimos dois anos em escolas municipais de sete municípios lindeiros ao Lago de Itaipu, que é a área de abrangência do programa até este ano.

Marcos Stamm: educação financeira é um ensinamento que deve começar na infância e tem impacto na saúde do bolso.

O diretor financeiro executivo de Itaipu, Marcos Stamm, lembrou que o programa começou com foco nos empregados e depois, dado o sucesso da iniciativa, foi ampliado. Ele destacou que a educação financeira tem conexão com um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas e do qual a binacional é signatária.

“A educação financeira é um ensinamento que deve começar na infância”, afirmou o diretor. “Trata-se de uma prática que envolve muitos benefícios e o principal deles é a saúde do bolso. Se o bolso estiver com boa saúde, equilibrado, controlado, fazendo as despesas de acordo com as necessidades, você naturalmente vai ter uma vida melhor, saudável. E vai propiciar um padrão melhor de vida para a tua família.”

Nos projetos apresentados pelas escolas, o cofrinho foi personagem recorrente: criançada aprendeu sobre como economizar.

A coordenadora do programa, Débora Vilas Boas Talga Weiller (AS.FE), disse que a inclusão dos novos municípios vai elevar o atendimento do programa para cerca de 10 mil alunos – cinco vezes mais que o número atual. “Será um grande desafio. Estamos muito felizes porque esses municípios acreditaram no nosso trabalho.”

Segundo ela, as atividades começam com uma capacitação de 16 horas dos professores e a distribuição de kits de material didático. A partir de fevereiro de 2018, início do ano letivo, os alunos terão aulas uma vez por semana sobre o assunto, dentro da grade curricular. Uma equipe formada por professores, psicólogos e pedagogos – entre outros profissionais – irão assessorar as atividades.

Débora Weiller: “Será um grande desafio. Estamos muito felizes porque esses municípios acreditaram no nosso trabalho”.

Nos sete municípios que já são beneficiados pelo programa, os resultados são positivos. Em um deles, em Pato Bragado, os alunos da 5ª série foram desafiadas a economizar dinheiro durante o ano para custear uma viagem a Foz do Iguaçu – e conhecer pontos turísticos da cidade, como as Cataratas do Iguaçu e a usina de Itaipu.

Antes da viagem, passaram no banco para trocar as moedas que enchiam os cofrinhos por dinheiro em cédulas – e aprender um pouco mais sobre economia.

Clarice Klein: alguns alunos economizaram tanto que foi até possível abrir uma caderneta de poupança. "Eles se sentiram orgulhosos."

“Os alunos se sentiram importantes, orgulhosos, porque viajaram com o dinheiro deles. E hoje guardam qualquer troquinho. Alguns economizaram tanto que, além e viajar, até abriram uma caderneta de poupança”, relatou a professora Clarice Klein. Essa experiência foi uma das apresentadas no workshop desta quarta-feira.

A ampliação do Programa de Educação Financeira faz parte de um pacote de ações de Itaipu para beneficiar municípios que compõem Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e que foi apresentado em setembro na sede da entidade, em Cascavel.

O consultor financeiro Altemir Farinhas ajudou a coordenar os trabalhos e ressaltou a importância da educação financeira.

O JIE publicou

Itaipu Binacional apresenta pacote de ações para beneficiar municípios da Amop

Versão para impressão