Ecomuseu de Itaipu conta 30 anos de história

Ecomuseu de Itaipu conta 30 anos de história

08h34 - 20/10/2017

Duas exposições históricas e uma atividade voltada à comunidade fazem parte das comemorações, neste outubro, das primeiras três décadas do Ecomuseu de Itaipu, que abriga em seu acervo elementos da arqueologia, flora, fauna, hidrologia e história da região que deu lugar ao reservatório da Usina. As exposições são “Ecomuseu, 30 Anos” e “Ney Braga: 100 anos na história do Paraná”. Na gestão de Ney Braga – ex-governador e exministro -, como diretor geral Brasileiro de Itaipu, é que o museu foi inaugurado, em 16/10/1987. As duas mostras foram inauguradas na quartafeira 18/10. A ação comunitária chamase “Ocupe o Museu” e será desenvolvida no sábado 28/10, com ingresso livre. Terá início às 16h, com pintura para crian- ças, práticas de circo, contação de histórias, confecção de pipa e de brinquedos de papel, prá- ticas de yoga e oficina de horta caseira. Às 18h30 será apresentado o show “Supercondutores de Energia”, da Trupe Parabolé Educação e Cultura, que aborda, de forma divertida, temas como animais em extinção, poluição, consumo consciente, preservação da biodiversidade, utilização de Energias renová- veis, entre outros.

O ECOMUSEU

Desde antes do início da construção da Itaipu, quando foram estabelecidas as bases da política ambiental da empresa, já se sabia da necessidade de criar um museu que tivesse, em seu acervo, elementos da arqueologia, flora, fauna, hidrologia e história da região. E para estabelecer o museu, foi contratada a arqueóloga e historiadora Fernanda CamargoMoro (1933-2016). Em meados do ano 2000, o Ecomuseu passou por amplo trabalho de revitalização e ampliação dos espaços. Em 2010, nova revitalização, com a construção da maquete de piso, com uma representação da BP3 (área que congrega os 29 municípios da Bacia Hidrográfica do Paraná, região conectada pelos rios e córregos com o reservatório da Usina) iluminada com led; foram instaladas telas interativas com informações sobre os municípios e depoimentos de moradores da região; e os demais espaços foram totalmente renovados.

AS EXPOSIÇÕES

A mostra “Ecomuseu 30 Anos” é resultado de pesquisa de vários meses, incluindo bibliografia, documentação e entrevistas com funcionários e frequentadores do Ecomuseu desde sua criação. A reprodução de fotografias, vídeos, documentos, jogos educativos e personagens permitirá que, além de conhecer a história e a importância do Ecomuseu para a região, os visitantes interajam ao longo da exposição. Na mostra, a trajetória do Ecomuseu é contada por meio de quatro módulos expositivos: o território, as coleções, as ações educativas e culturais e o futuro. A curadoria é compartilhada entre funcionários do Ecomuseu, a historiadora Cláudia Feijó, a arquiteta Carolina Lisot e Mario Melo da Clemente Design. A exposição “Ney Braga: 100 anos na história do Paraná”, em homenagem a um dos mais importantes homens públicos da história do Estado, consta de painéis de diferentes tamanhos, com fotos selecionadas do acervo do Museu Paranaense e de Itaipu, mostrando sua origem, sua família, sua carreira e, principalmente sua ligação com Itaipu e o Ecomuseu. Vários objetos do acervo de Ney Braga, como medalhas, condecorações, placas de homenagem, troféus, documentos, mobiliário e objetos pessoais serão dispostos em ao menos seis vitrines e expositores.

Fonte: Indústria e Comércio

Versão para impressão