Da usina para o mundo: colegas apresentam trabalhos em SP e nos EUA

Da usina para o mundo: colegas apresentam trabalhos em SP e nos EUA

14h27 - 22/11/2017

Colegas de Itaipu se destacaram ao apresentarem, no começo de novembro, trabalhos desenvolvidos por eles, aplicados na usina ou que relatam as ações de Itaipu. As palestras foram ministradas em São Paulo e nos Estados Unidos. Os temas tratados envolveram estudos da sustentabilidade e a prática para transformação organizacional.

Durante a Conferência Building Business Capability (BBC), promovida de 8 a 10 de novembro, em Orlando, nos Estados Unidos, o analista de sistemas da Superintendência de Informática, Olímpio dos Santos Filho (SI.GG), apresentou, ao lado do sócio fundador da empresa Gigante Consultoria, Fabrício Laguna, a palestra Workshops de Modelagem de Cultura: uma abordagem prática para a transformação organizacional, que trata sobre o Programa de Reengenharia dos Processos de Informática, desenvolvido pela SI.GG entre junho de 2016 e abril de 2017.

O evento contou com 130 sessões e reuniu 1.200 profissionais de 29 países. A conferência anual é realizada pelo Instituto Internacional de Análise de Negócios (IIBA) e tem o intuito de discutir maneiras de como transformar organizações.

O Programa de Reengenharia foi uma iniciativa da Superintendência de Informática para rever e padronizar seus processos de desenvolvimento de soluções. Na Conferência, Olímpio e Fabrício apresentaram o passo a passo da proposta, que permite envolver os colaboradores numa discussão franca sobre os comportamentos atuais que impedem o alcance dos resultados definidos pela estratégia organizacional.

Todo o trabalho de engajamento e identificação das iniciativas de mudança que podem transformar a cultura vigente é feita pelos próprios envolvidos e tem por objetivo o ganho coletivo e alinhamento com a tática empresarial.

Segundo Olímpio, esta não foi a primeira experiência da área de realizar mudanças em processos, por isso o resultado positivo com o Programa. “Desta vez estávamos mais confiantes e foi envolvida toda a superintendência, os gerentes e contamos com o apoio da Gigante Consultoria.”

Destaque Socioambiental


O trabalho de Fabricio Baron Mussi (MAR.CD) e Michelle Lorencetti (CSRP.GN) foi premiado no 20º Seminários em Administração da FAU-USP.

Na capital paulista, durante a 20ª edição do Seminários em Administração (SemeAd) promovido pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), o colega Fabricio Baron Mussi, do Departamento de Reservatório e Áreas Protegidas (MAR.CD), apresentou o artigo Cooperação, o efeito crowding out e o papel dos incentivos no estudo da sustentabilidade: contribuições da economia comportamental, escrito por ele com coautoria de Michelle Daiane Lorencetti Mussi, da Divisão de Relações Públicas (CSRP.GB).

O trabalho, exposto no dia 9 de novembro, foi eleito o melhor artigo na área de Gestão Socioambiental do evento. A produção acadêmica reúne as contribuições da economia comportamental para as cooperações voltadas à sustentabilidade na Itaipu.

O JIE publicou

Informática anuncia processo de reestruturação

Imagem da capa: Designed by Freepik

Versão para impressão