Curso apoiado por Itaipu ensina melhor aproveitamento de frutas da produção familiar

Curso apoiado por Itaipu ensina melhor aproveitamento de frutas da produção familiar

15h00 - 07/02/2018

Curso de reaproveitamento de alimentos foi realizado na última quinta-feira (1º), em Vera Cruz do Oeste, Parará.

Uma turma de 40 alunos, composta por merendeiras e agricultores, participou do treinamento prático sobre o "Reaproveitamento total dos alimentos da merenda escolar", na última quinta-feira (1°), no Colégio Estadual Vital Brasil, em Vera Cruz do Oeste, Paraná.

A iniciativa, que apresentou procedimentos diferentes para a produção de doces, foi resultado da parceria entre Itaipu Binacional, Administração Municipal da cidade, Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica (Biolabore) e Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O objetivo foi mostrar que outras as frutas podem ser utilizadas em sua totalidade, não somente na parte da polpa, e transformadas em iguarias quando preparadas corretamente. Exemplos deste aproveitamento são as cascas de melancia, melão e banana. Com o uso integral das frutas, o que viraria lixo em casa ou na merenda escolar acaba se transformando em alimento de alto poder nutritivo.

Cascas de melancia, melão e banana são ótimos exemplos de frutas que podem ter as cascas reutilizadas.

Todas as ações do curso foram acompanhadas pela nutricionista da Secretaria de Educação de Vera Cruz do Oeste, Jaqueline Piati, e ministradas pela tecnóloga em alimentos Débora Guerino Boico, pelo engenheiro agrônomo Marcos Rogério dos Santos e pela técnica Delma Ristof Fontanesi, que prestam serviços à Biolabore.

Ao final da capacitação, o que foi produzido pelo grupo foi divido para que eles levassem as amostras aos amigos e familiares.

Versão para impressão