Consumo de papel A4 cai pelo quinto ano consecutivo na Itaipu

Consumo de papel A4 cai pelo quinto ano consecutivo na Itaipu

08h44 - 01/02/2018


Já não é mais assim: com a ajuda de todos os empregados, Itaipu tem redução no consumo do papel A4. Imagem: Freepik.

Pelo quinto ano consecutivo, a Itaipu Binacional registrou queda no consumo do papel A4 por seus empregados. O último relatório anual, emitido pela Superintendência de Materiais (MT.DF) neste mês, mostra que durante todo o ano de 2017 foram utilizadas 15.502 resmas, 1.975 a menos que em 2016, quando o consumo foi de 17.477 unidades. A redução foi de 11% e a economia equivale a R$17 mil.

Segundo o Superintendente Adjunto de Materiais, José Roberto de Martin Dutra, o resultado positivo mostra que os empregados têm criado uma cultura de consumo correto. Além disso, as ações para a diminuição do uso, como a instalação das ilhas de impressão (iniciadas em 2014) e dos leitores de crachá nas máquinas (desde 2017), têm colaborado para esta diminuição. As medidas foram adotadas pelas superintendências de Informática (SI.GG), Materiais (MT.DF) e Serviços Gerais (SG.AD).

“Com atitudes simples, temos diminuído a quantidade de papel usada em Itaipu. Isto está alinhado à visão da Itaipu [de ter as melhores práticas de sustentabilidade do mundo até 2020], que inclui a utilização do papel de forma consciente”, disse Dutra. "Não queremos restringir o uso, mas promover o consumo consciente", completou.

O relatório traz ainda informações que mostram como, ano a ano, Itaipu tem registrado queda significativa na aquisição das resmas de A4. Em 2012, foram utilizadas 24.617 resmas, 9.215 a mais que em 2017 (uma redução equivalente a 37%). Em 2013 e 2014, o número de resmas foi de 22.510 e 21.087, respectivamente. Em 2015, o consumo reduziu para 17.847. Para acessar o relatório de consumo por áreas, entre outubro de 2016 e setembro de 2017, clique aqui.


As ilhas de impressão colaboraram para a diminuição do consumo. Na foto, o colega Roziro Rebecchi (AS.TE) utilizando a impressora.

Cada tonelada de papel A4 precisa de 20 árvores e de 100 mil litros de água para ser produzida. Para suprir toda a demanda de Itaipu, que tem um consumo médio de 20.000 resmas ao ano, são necessárias cerca de mil árvores e 5 milhões de litros de água.

Segundo o gerente da Divisão de Serviços Gerais, Divan Saraiva da Cruz (SGSS.AD), novas ações devem ser tomadas com o intuito de reduzir ainda mais esse consumo. "Estamos em um processo de melhoria nas ilhas de impressão e acreditamos que será possível reduzir o número para 12 mil resmas ao ano, somados os usos das margens esquerda e direita".

O colega Rafael Pasini (MTSE.DF), da Divisão de Estoques, disse que algumas ações já estão sendo tomadas para isso, mas há outras que podem ser adotadas pelas próprias áreas. “Um bom exemplo veio da Financeira, que passou a maioria de seus processos para o formato digital. É uma grande economia, mas cada um pode atuar fazendo a sua parte, usando os dois lados da folha ao imprimir [frente e verso]”, recomendou.

O JIE Publicou

Uso consciente: impressoras ganham leitor de crachá para reproduzir documentos

Mudança no serviço de impressão vai gerar economia de US$ 300 mil por ano

Ilhas de Impressão encerra 1ª fase
 

Versão para impressão