Confira os seus dados cadastrais: o eSocial passa a vigorar a partir de janeiro de 2018

Confira os seus dados cadastrais: o eSocial passa a vigorar a partir de janeiro de 2018

18h38 - 17/10/2017

A Divisão de Remuneração e Movimentação de RH (RHGM.AD) informa: o eSocial está chegando à Itaipu. Após várias prorrogações, o sistema completo passa a vigorar oficialmente em 1º de janeiro de 2018.

Instituído por meio do Decreto nº 8.373/2014, o eSocial é um sistema público de escrituração digital que unifica todas as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas das empresas.

A implantação do eSocial viabilizará garantia aos diretos previdenciários e trabalhistas, racionalizará e simplificará o cumprimento de obrigações, eliminará a redundância nas informações prestadas pelas pessoas físicas e jurídicas e, ainda, aprimorará a qualidade das informações das relações de trabalho, previdenciárias e tributárias.

Por isso, os empregados devem estar com o cadastro correto perante os órgãos e entidades do Governo Federal (INSS, Receita Federal, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil), os quais são responsáveis pelos cadastros de Previdência, CPF e PIS/PASEP.

O empregado pode verificar a sua situação cadastral diretamente no site do eSocial: http://consultacadastral.inss.gov.br/Esocial/pages/index.xhtml. Caso tenha alguma inconsistência, deve buscar solucionar rapidamente a questão.

A RHGM.AD ressalta que é muito importante que não haja inconsistência em nenhum cadastro, para que a Itaipu consiga transmitir o arquivo e fazer o repasse de informação de todos os empregados.

A Superintendência de Recursos Humanos (RH.AD) tem trabalhado para auxiliar no processo e já encaminhou mensagens informando sobre as divergências encontradas para alguns empregados.

Em caso de dúvidas, favor entrar em contato com o Cadastro de Pessoal pelos ramais 6897 (Rosane), 6335 (Heloísa) ou, pelo notes, cadastro@itaipu.gov.br.

Versão para impressão