Cipa faz o apelo: a segurança depende de todos

Cipa faz o apelo: a segurança depende de todos

15h43 - 11/05/2018

Levantar peso da forma errada é um perigo para a coluna. 

Você passa o dia sentado, então acidentes de trabalho parecem ser uma realidade distante? Pois saiba que 27% dos 15 acidentes de trabalho ocorridos na Itaipu em 2017, ou seja, seis ocorrências, estavam relacionadas a esforço físico e/ou levantamento de peso. Sim, carregar aquela caixa cheia de papéis para o canto da sala da forma errada pode trazer um problema bem sério. E prevenir é papel de todos, todos os dias. 

Presidente da Cipa, Guillermo Oviedo apresentou os dados mais atuais sobre acidentes de trabalho na Itaipu.

O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, 28 de abril, instituído pela Organização Mundial do Trabalho em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas à atividade laboral, serve justamente para fazermos uma reflexão a respeito da importância do tema. A data foi celebrada na Itaipu nessa quinta-feira (10), em uma cerimônia organizada pelos integrantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), com apoio das áreas de Segurança do Trabalho das margens esquerda e direita. 

Esforço físico e trânsito lideram as taxas de acidentes na Itaipu. 

Participaram do evento o diretor-geral brasileiro, Marcos Stamm; o diretor-geral paraguaio, James Spalding; o diretor jurídico executivo, Luis Alberto Breuer González; o diretor técnico executivo, Mauro Corbellini; e o diretor administrativo, João Pereira dos Santos. 

Marcos Stamm elogiou a atuação dos cipeiros. 

O presidente da Cipa Gestão 2017-2018, Guillermo Oviedo Benitez (SMMU.DT), apresentou o panorama da segurança e saúde na Itaipu aos presentes e reforçou o papel de todos, e em especial das lideranças, na promoção de um ambiente saudável e seguro. 

Cerca de 100 pessoas participaram da cerimônia. 

Pensando nisso, o tema da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2018 será “Minha atitude faz a diferença”. “Grande parte dos acidentes acontece com pessoas que estão há menos de cinco anos na empresa. Temos que educá-las e conscientizá-las, para que atuem de maneira segura e atenta”, enfatizou.

James Spalding reforçou a importância de transmitir o conhecimento aos mais jovens, para evitar acidentes. 

Oviedo falou ainda do projeto Sistema de Gestão do Trabalho Seguro, ainda em fase de teste, que deve reunir todas as informações sobre condições de segurança e permitir um gerenciamento mais prático, permitindo ações mais rápidas e eficazes. "Sabemos que 82% dos acidentes poderiam ter sido evitados com mais educação para a segurança e atenção. É possível melhorar nossos índices", garantiu Oviedo. 

Grupo Manduara fez uma apresentação artística na cerimônia, com músicas brasileiras e paraguaias. 

Os diretores elogiaram as iniciativas. Para Spalding, o trabalho de conscientizar e educar deve ser constante. Stamm, que já trabalhou na Delegacia do Trabalho do Paraná, agradeceu a dedicação dos integrantes da CIPA. “Que a Itaipu alcance também um recorde na segurança do trabalho”, desejou. 

Versão para impressão